4 motivos para você investir em inovação na empresa

Inovação. Esta palavra está em praticamente todas as revistas, sites e cursos da área de negócios. E não é para menos. Hoje, para sobreviver e se destacar, as empresas precisam ter a inovação como segunda pele, adotando formas de criar processos de maneira contínua.

Não basta mais ter uma empresa bem estruturada financeiramente e oferecer um bom produto/serviço, com atendimento de qualidade, é preciso ir além. Quer saber o porquê? Leia no post de hoje 4 motivos para você investir em inovação agora mesmo!

 

1 – Aumento da competitividade favorece a inovação

Não há como fugir: para sobreviver no mercado é preciso criar ideias inovadoras. O mercado está cada vez mais instável, com várias empresas surgindo e desaparecendo todos os dias. Soma-se a isso a crescente exigência de consumidores, que estão mais bem informados e impacientes.

Por isso, para se destacar, é preciso criar um diferencial para o seu produto ou serviço, algo que faça a sua empresa se destoar de todas as outras. Porém, esta vantagem competitiva pode ser bastante perene, já que caso ela seja muito efetiva, inevitavelmente será copiada. Mas isso não é um problema para as empresas inovadoras, muito pelo contrário! É necessário criar diferenciais competitivos o tempo inteiro, para sempre trazer novos benefícios para o seu negócio.

Blog Sovis: Sovis 10 anos – uma trajetória de inovação

 

 

2 – Mais qualidade com menos custos

business_10 4 motivos para você investir em inovação na empresa
A competitividade também exige que a empresa inove em outro sentido. É fundamental criar formas de produzir com mais qualidade e menos custos para não ficar atrás da concorrência. Para isso, são necessários novos processos de trabalho, uso de insumos alternativos ou maneiras inovadoras de economizar em questões como transporte, embalagem ou marketing, por exemplo. E isso tudo ainda buscando aumentar a qualidade do produto final.

 

3 – Adequação às demandas sociais

Os clientes não estão mais exigentes apenas em relação à qualidade dos produtos e serviços. Hoje, além de precisar suprir às necessidades do consumidor e oferecer um atendimento de qualidade, as empresas precisam também se preocupar com as demandas sociais. E inovar a partir delas.

Para isso, é preciso estar de olho nas tendências sociais e oferecer respostas às demandas do público. Produtos que possuam comprovada responsabilidade social ou pouco impacto ambiental, por exemplo, certamente terão maior aceitação dos consumidores preocupados com as questões do país e do mundo.

Blog Sovis: ampliando sua força de vendas através da mobilidade

 

4 – Motivação da equipe

Outro fator muito importante quando se institui uma cultura da inovação na empresa é o fato de que a equipe tende a ficar muito mais motivada. E os motivos são diversos. Primeiro, os funcionários gostam de trabalhar em uma empresa que esteja à frente das concorrentes em tecnologia e na sua forma de fazer negócios. Isto pode estimulá-los a trabalhar mais e a “vestir a camisa” da empresa.

Em segundo lugar, a inovação exige que os gestores deem aos funcionários uma maior autonomia para criar processos e trazer novas ideias para a empresa. O estilo de trabalho engessado e repetitivo cansa a equipe, que não possui nenhum estímulo para se dedicar. A inovação, por outro lado, estimula a criatividade e aumenta o senso de responsabilidade dos funcionários.

Ter ideias inovadoras aumenta a competitividade da empresa, cria diferenciais em relação à concorrência e faz o negócio produzir melhor com menos custos.

Por falar em produzir melhor com menos custos, você conhece os softwares da Sovis que contribuem diretamente para a produtividade do seu negócio? Clique nos produtos abaixo e confira os detalhes de cada solução!

 

SOVIS/FV – Automação de força de vendas

SOVIS/OS – Gerenciamento online de ordens de serviço

 

E você, o que faz para ter insights inovadores no seu empreendimento? Já pensou em implementar um projeto de mobilidade em sua corporação? Compartilhe com a gente o que você achou do post e continue acompanhando as dicas e novidades sobre gestão aqui no blog!

 

Aproveite e siga a Sovis nas redes sociais:

Facebook

LinkedIn

Deixe um comentário