Automação de processos: como aumentar a produtividade e enxugar custos do trabalho de campo?

Os custos de manutenção de uma equipe de trabalho de campo são extremamente altos. Representante de vendas, fiscais de obras, técnicos em eletrônica, montadores de móveis, técnicos em TV a cabo, etc. São centenas de profissionais que atuam externamente e cujos desempenhos costumam ser difíceis de mensurar. Como agravante, o grau de satisfação dos clientes é absurdamente baixo. É neste ponto que a importância da automação de processos é evidenciada.

Como então conciliar redução de custos, otimização nos controles de desempenho das equipes de campo e aumento da produtividade?

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Tenha um planejamento de rota dentro da automação de processos

a1_mapas Automação de processos: como aumentar a produtividade e enxugar custos do trabalho de campo?

Cabe aos supervisores de vendas e gerentes de fiscalização a elaboração de um plano de rota eficiente. Para isso devemos pensar em três pontos:

  • São diversos locais a serem percorridos com múltiplos atendimentos no dia?
  • São diversos atendimentos em um raio de poucos quilômetros?
  • São poucos atendimentos diários que demandam muito tempo?

É a partir desse diagnóstico que se deve montar uma rota lógica, contínua e com maior concentração de atendimentos. Conciliar atendimentos curtos e mais demorados no mesmo dia torna mais provável a execução de todas as demandas. Esta automação de processos gera, inclusive, economia de combustível e força de trabalho.

   

Elabore análises estatísticas e avalie o custo-benefício de cada trabalho externo

Priorizar os projetos é essencial. Isso implica em visualizar quais são os clientes que dão mais lucro e saber hierarquizá-los de acordo com sua importância. Para isso, a realização de trabalhos estatísticos é fundamental para organizar as demandas.

 

Desafogue sua equipe com estratégias de inbound marketing

Gastar tempo de maneira atabalhoada, visitando clientes que não precisam de seus produtos ou serviços, significa não saber organizar suas equipes. Também indica falta de conhecimento em estratégias de fidelização de clientes.

Dica: tire um pouco do peso da equipe de vendas ou serviços técnicos e combine o marketing direto com estratégias de inbound marketing. Ao invés de apenas ir até o cliente, crie mecanismos para que o cliente vá até você. Marketing de conteúdo, técnicas de SEO e trabalho ativo em mídias sociais certamente irão atrair mais clientes.

Isso também diminui a necessidade de acionar vendedores externos, por exemplo, para divulgar seus produtos. O inbound é uma ótima tática para reduzir os custos de divulgação e melhorar a produtividade de seu field service.

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Aposte na força da mobilidade corporativa para alcançar resultados matadores em suas vendas

Essa é a dica essencial. A chave para enxugar os custos, aumentar a produtividade e o nível de motivação de equipe técnica de campo é a automação de processos. Isso acontece porque um trabalho sem qualquer recurso de conectividade do profissional, possui diversos fatores críticos que impactam o faturamento:

  • É praticamente impossível ao empreendedor saber onde seus vendedores externos / técnicos estão (e se estão mesmo realizando os serviços);
  • Gastos volumosos com impressão de catálogos (caso dos vendedores) que, em geral, são esquecidos pelos profissionais nas visitas aos clientes;
  • Vendedor fecha o negócio, muitas vezes, sem saber que um dado cliente está negativado, o que resulta em prejuízos para a empresa;
  • Profissional de vendas não pode atualizar o cadastro de seus clientes no ato da visita.

Enfim, são inúmeros os prejuízos que você pode levar por não adaptar à automação de processos. A produtividade nas empresas aumenta significativamente com o uso de aplicativos mobile, especialmente na melhoria dos serviços de organizações que executam trabalhos de campo.

Um bom exemplo do aumento de produtividade através da automação de processos é o SOVIS/OS. Já ouviu falar? O software de gerenciamento de ordens de serviço é 100% digital e dispensa a impressão de documentos. Você, como gestor, pode enviar uma OS para a equipe em campo e acompanhar o andamento do serviço em tempo real. Legal, não?

 

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