O que é automação do processo de vendas? Qual o papel do mobile?

A atividade comercial é cercada por muita pressão, seja por metas difíceis de serem alcançadas e pela ameaça da concorrência. Lidar com esses desafios e se consolidar no mercado dependem diretamente da capacidade da empresa em se transformar. É preciso adequar o processo de vendas ao longo do tempo, ao sabor das mudanças tecnológicas e do perfil de sua clientela. Nesse sentido, os vendedores externos que utilizam tecnologia mobile saem na frente dos colegas e garantem resultados muito mais poderosos.

É essencial para o setor comercial adotar softwares para automatizar o processo de vendas. Pensando nisso, selecionamos dicas importantes para os gestores compreenderem esta relevância junto a seus representantes de vendas. Confira!

 

Automação do processo de vendas

mobilidade-corporativa-para-automacao-de-equipes-de-campo O que é automação do processo de vendas? Qual o papel do mobile?

A automação do processo de vendas vai muito além do uso de softwares e aplicativos específicos. Diz respeito também à criação de um amplo sistema integrado de informações com muitos detalhes envolvidos. Softwares, vendedores, funcionários do estoque, fornecedores e outros stakeholders fazem parte. Todos interconectados, através de informações atualizadas em tempo real. Isso gera maior volume de vendas, redução de custos e maior velocidade no acesso aos dados. Também proporciona muito mais rapidez na tomada de decisões.

 

No que o uso da mobilidade corporativa pode impactar no meu negócio?

O momento é de crise econômica, o que significa que é necessário extrair maior eficiência de sua equipe de vendas. É preciso que os colaboradores ultrapassem metas, sem aumentar os custos, neste momento. É como aquela frase: “Você quer vender lenço ou ficar chorando?”. Diante desses desafios, vale a pena fazer a si mesmo algumas perguntas:

  • Você sabe se todos os seus vendedores estão, nesse exato momento, atendendo os clientes que deveriam atender?
  • Quando seu vendedor visita um cliente, como ele saberá se este está negativado ou não?
  • Que tal se você não tivesse a necessidade de gastar dinheiro com gráfica, imprimindo várias vias de catálogos que, por esquecimento (em geral), nem são muito usados pelos representantes?

Após refletir sobre estes questionamentos, você entenderá com mais clareza como poderá usufruir de um processo de vendas automatizado.

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Benefícios rápidos e diretos nas suas vendas

O mercado dispõe de softwares capazes de gerenciar todo o processo de vendas. São sistemas que auxiliam os vendedores em decisões importantes e no menor tempo possível. O SOVIS/FV, por exemplo, é referência nacional em software mobile para vendedores externos. É uma tecnologia que gera pedidos a partir do smartphone ou tablet do vendedor, enviando-os automaticamente à empresa, e já inicia o processo de atendimento da demanda. Tudo isso, sem a necessidade de manter funcionários internamente controlando os pedidos emitidos.

Confira vantagens do SOVIS/FV como ferramenta de automação da força de vendas:

  • Possibilidade de saber se a sua equipe está efetivamente visitando os seus clientes.
  • Desnecessidade de equipes internas digitando pedidos, onde os pedidos devem chegar automaticamente no software de gestão de sua empresa, sem necessidade de intervenção da equipe de retaguarda.
  • Não existe a necessidade de imprimir catálogos de produtos, haja vista que estes poderão ser visualizados a partir do smartphone ou tablet do representante.
  • O vendedor visualiza os dados atualizados da situação cadastral do cliente antes de concluir o negócio (bloqueio da venda a prazo para negativados por mero desconhecimento).
  • O vendedor pode saber, no momento da visita, se o cliente possui títulos a vencer ou vencidos, facilitando a cobrança e recebimento de valores em aberto.
  • Maior controle sobre as vendas fechadas: o sistema pode ser programado para conceder limite máximo de desconto, evitando vendas abaixo do preço de custo.
  • O software também pode ser ajustado para permitir uma venda em caráter de exceção a um cliente bloqueado, desde que ocorra a liberação do supervisor. Tudo feito remotamente, em poucos minutos e sem complicação.
  • Integração com o sistema de gestão empresarial (ERP) de seu negócio, de sua empresa.
  • Redução nas taxas de inadimplência.
  • Adaptação das regras de negócio do app às peculiaridades de sua empresa.
  • É compatível com 98% dos tablets e smartphones do mercado mobile, rodando em dispositivos com Windows Mobile, Windows Phone, Android ou iOS.

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Papel do mercado mobile no aumento da força de vendas de sua equipe

A venda de porta em porta, com catálogo na mão e pedidos anotados em um pedaço de papel é coisa do passado. As novas abordagens de venda são mais dinâmicas, interativas e com informações simultâneas. São direcionadas a todos os interessados da empresa e em tempo. Resultam em menores distâncias percorridas pelos vendedores, custos mais baixos com a manutenção do time e aumento no volume de vendas.

A automação do processo de vendas traz também maior motivação ao seu time. O dinamismo em transações, a harmonia no fluxo de informações e o aumento no volume de vendas, implicam no aumento nas comissões. É mais empoderamento ao seu time de vendas, que detém de um maior volume de informações, passa a ter mais autonomia em seus processos de trabalho e possui subsídios para tomar decisões mais rápidas e em sintonia com os interesses da empresa.

O mercado mobile usado a favor do aumento das vendas também colabora para fortalecer a credibilidade da sua empresa. Uma marca que tem em suas mãos tecnologia de ponta, transborda confiabilidade e segurança. Estes são valores que podem, de forma indireta, melhorar os resultados globais da organização. É mais um diferencial competitivo à sua empresa e ao seu time de vendas.

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Tecnologia não é custo, é investimento

Em um momento de baixa nas vendas, a maior parte dos gestores corta recursos na área de tecnologia e marketing. O ideal é fazer justamente o contrário em um período de crise.  É apenas por meio da racionalização nos processos de trabalho, advinda das facilidades de TI, bem como pela adoção de estratégias criativas em marketing digital, que a sua empresa conseguirá manter o fôlego em um momento turbulento. Estamos em crise? Então este é o momento ideal para pensar na automação do processo de vendas.

 

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