5 erros de controle de estoque que você não pode cometer

A área de estoque, muitas vezes, é ignorada pelos gestores de empresas. Apesar da sua atuação puramente operacional, os erros de controle de estoque podem causar prejuízos que se espalham por todos os outros setores de uma corporação. Os problemas vão do comprometimento com o capital de giro às falhas no fluxo de caixa.

Saber evitar qualquer tipo de falha é fundamental para o trabalho de um bom administrador. A logística de gestão de estoque é algo simples e que pode ser feito com planejamento. Porém, é sempre importante ficar atento a problemas que podem acontecer no dia a dia. É justamente por isso que apresentamos abaixo os cinco erros de controle de estoque que você não pode cometer. Confira!

 

1 – Falta de planejamento estratégico no controle de estoque

O planejamento estratégico para o controle do estoque é tão importante quanto o planejamento de outros setores. O não investimento nessa área diminui a eficiência do setor. Itens com baixa saída serão comprados em demasia ou o setor pode acabar atuando apenas de acordo com a demanda do momento.

Assim, os custos de aquisição e de armazenamento aumentam. Ao planejar cada etapa de um estoque, o gestor passa a ter informações precisas sobre os itens em falta, aqueles que merecem reposições com menos frequência e quais são mais lucrativos.

Blog Sovis: como gerenciar em prol da equipe técnica em campo.

 

2 – Mal controle do fluxo de materiais

shutterstock_171894914 5 erros de controle de estoque que você não pode cometer

Quem nunca perdeu algo dentro de casa? Assim como em casa, o mal controle das movimentações de produtos dentro de um estoque pode resultar em horas perdidas em busca de um item. Ao identificar rigorosamente a entrada e a saída de cada produto, a companhia aumenta a qualidade da sua logística.

Para o setor de compras, um maior controle pode significar mais vendas. É fundamental que o time de vendas saiba exatamente os itens que possuem grande saída. Assim como, também aqueles que estão “encalhados”. Dessa forma, ele será capaz de atuar junto com o time de marketing em busca de promoções e campanhas mais eficientes.

 

3 – Ausência de integração com outras áreas

Como falamos no tópico anterior, o compartilhamento de informações precisas aumenta o lucro das companhias e deve fazer parte de qualquer plano de controle de estoque. Ao manter os setores informados sobre a disponibilidade de itens, eles serão capazes de negociar e vender melhor. A integração beneficiará todas as partes envolvidas. Times de marketing podem auxiliar na reposição de novos produtos, assim como as equipes de recebimento e armazenagem podem otimizar o seu trabalho.

Blog Sovis: quer otimizar a gestão de estoque? Confira 4 dicas!

 

4 – Descontrole do giro dos produtos

Muitas vezes produtos muito tempo para serem vendidos. Ter o controle do tempo em que um item fica no estoque aumenta a eficiência. O controle de estoque correto de quais itens são vendidos com frequência otimiza o trabalho do time de logística e diminui a quantidade de materiais obsoletos ou vencidos parados no estoque.

 

5 -Sistemas logísticos ineficientes

A tecnologia foi fundamental para a diminuição dos erros em corporações nos últimos anos. Ela tem auxiliado companhias a automatizarem processos e aumentarem a sua produtividade.

Quando falamos de estoques, um bom sistema de gestão pode ser a chave para reduzir prejuízos. Além disso, a realização de inventários, o controle de fluxo de itens e do estoque é otimizado com ferramentas modernas.

Um dos maiores desafios de quem procura um controle de estoque eficiente é manter o equilíbrio entre o comportamento do consumidor e o número de itens armazenados. Ao procurar manter sempre um número de produtos compatível com a demanda, o lojista diminui o prejuízo causado por itens que ficam parados por muito tempo ou que estão obsoletos.

A logística do estoque está diretamente relacionada com os lucros no final do mês. Por meio de análises e de medidas tecnológicas, é possível utilizar sistemas que ampliam o conhecimento do administrador sobre os seus produtos.

 

Solução para controle de estoque é com a SOVIS

Como vimos, a tecnologia é essencial para garantir um controle de estoque eficiente. Neste cenário, o SOVIS/OS é uma solução completa! Com este software de ordem de serviço você terá uma visão completa de todos os itens em estoque, o que está sendo solicitado em tempo real por equipes externas, quais produtos estão acabando e muitos outros parâmetros!

Quer saber como funciona?

 

SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO DO SOVIS/OS CLICANDO AQUI!

 

Aproveite e siga os perfis oficiais da Sovis nas redes sociais e confira mais novidades sobre softwares de automação de força de vendas, vendas assistidas e muito mais! Clique abaixo:

 

Facebook

LinkedIn

Deixe um comentário