Service Level Agreement: 5 cuidados para evitar multas contratuais

O Service Level Agreement (SLA) é um contrato que, em processos de terceirização, estabelece os níveis de serviço mínimo a serem mantidos e as penalidades a serem aplicadas caso haja descumprimento do que está determinado. Por isso, é importante para as empresas prestadoras de serviços se organizarem de forma a cumprir suas obrigações corretamente e não ter que pagar multas.

Está passando por uma situação semelhante? Não se preocupe, o post de hoje é perfeito para você. Separamos, a seguir, cinco cuidados que vão ajudar você a evitar a aplicação de penalidades na prestação de serviços terceirizados!

 

Priorize atendimentos dentro do Service Level Agreement

A empresa prestadora deve elaborar uma lista de prioridades. Devem estar em primeiro plano os serviços mais urgentes e necessários, que demandam maior tempo para solução ou que são fundamentais para a empresa contratante. Trabalhando a partir de prioridades, você reduz os riscos de não atender nos prazos estabelecidos ou de não corresponder às expectativas do cliente. Esta é uma importante dica dentro do contrato no formato Service Level Agreement (SLA).

Blog Sovis: como o SLA pode melhorar os serviços prestado pela sua prefeitura?

 

Service Level Agreement: alinhe prazos entre atendimento e solução

c9b32c98563233aa501943c67fb2ecac_XL Service Level Agreement: 5 cuidados para evitar multas contratuais

A prestadora de serviço deve estar sempre disposta a atender seu cliente, mas isso não significa que, naquele mesmo dia, o problema seja solucionado. Daí a importância de deixar bem clara, em cláusulas contratuais, a diferença entre o prazo para prestar o atendimento e o tempo para a solução do problema.

A solução depende, em grande parte, da complexidade do problema. Para estipular prazos para a resolução do problema, é sempre bom considerar uma margem equilibrada de dias, com a possibilidade de prorrogação.

 

Oferecer bons profissionais e ferramentas

É importante que o atendimento seja prestado por pessoas com conhecimento e com capacidades suficientes para realizar a operação, que consigam detectar as causas dos problemas com mais rapidez e eficiência e que façam o procedimento necessário com segurança. É fundamental treinar sempre os técnicos e atualizá-los para que acompanhem as modificações que vão surgindo.

Blog Sovis: entenda as 7 etapas para estruturar um bom SLA

Ter profissionais competentes e não ter materiais adequados também pode atrapalhar o atendimento. Pela falta de um ou de outro — de ambos —, as soluções terão que ser sempre adiadas, implicando em atrasos que, certamente, incomodarão o cliente. Tudo, evidentemente, especificado dentro de um contrato no formato Service Level Agreement (SLA).

 

Ter um planejamento adequado

Enfim, para prestar serviços satisfatórios é preciso planejar. Não adianta oferecer serviços que não se encaixam no perfil da prestadora. É necessário um cuidadoso planejamento que considere prazos e recursos.

Só ofereça um prazo X de atendimento se, realmente, puder cumpri-lo. Só ofereça atendimento e soluções que estejam dentro de suas possibilidades, daquilo que sua empresa dispõe.

Blog Sovis: ordem de serviço – descubra o que é e como emitir

Conheça a atividade-fim de sua empresa-cliente: o que é vital para seu funcionamento e existência, quais são as linhas de produção, de faturamento ou de expedição de mercadorias.

Baseie-se, portanto, em métricas razoáveis, dentro de suas possibilidades e das necessidades do cliente. Deixe, então, tudo o mais claro possível no contrato, de modo a não dar margem a dúvidas.

 

Fale com a Sovis e tenha um bom software de automação

Nada melhor que usar um bom software de automação de ordens de serviço, que permita aos técnicos trabalhar com a melhor tecnologia do mercado. É o caso do SOVIS/OS, que pode ser instalado em aparelhos mobile e roda em diferentes sistemas operacionais. Confira os diferenciais que sua equipe em campo terá em mãos:

  • Execução, vistoria, auditoria e medição de obras elétricas e civis.
  • Gestão de turno de trabalho.
  • Gestão de estoque.
  •  Gestão de ordens de serviço.
  • Gestão de intervalos.
  • Controle de despesas.
  •  Vistoria de segurança e de qualidade.

 

Ficou interessado? SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO AQUI!

 

A Sovis é uma empresa 100% brasileira, simples e inteligente, que acredita que a tecnologia é a grande aliada de uma empresa que busca sucesso no mercado. Desta maneira, trabalha com softwares de automação de força de vendas, ordens de serviço, vendas assistidas e iluminação pública.

Conheça mais acessando as redes sociais oficiais:

 

Facebook

LinkedIn

Deixe um comentário