Mobilidade Corporativa é o termo adotado pelo mercado para denominar a implantação das Tecnologias de Informação Móveis e sem Fio nos processos organizacionais.
Muitas das atividades manuais que existem em uma empresa, podem ser feitas através da automação com dispositivos móveis.
Você já deve ter percebido isso, com o advento da pandemia o quanto a tecnologia bateu à nossa porta.
E o melhor, a mobilidade corporativa traz ganhos significativos de agilidade e eficiência para os negócios.
Se os processos de vendas da sua empresa estão engessados e causando retrabalho, descubra abaixo alguns dos principais benefícios que a automação e a mobilidade podem trazer para sua gestão. Nós te guiamos neste caminho.
O que você vai encontrar nesse artigo:
1º – Melhoria dos processos da equipe comercial
Porque vai permitir que cada vendedor externo esteja conectado com a sua empresa a qualquer hora e em qualquer lugar.
Ou seja, se sua equipe estiver em campo, mesmo off-line, terá acesso às regras de negócio e à base completa de informação sobre cada cliente, agilizando o fechamento de vendas.
2º – Comunicação Colaborativa
A ampliação das redes de banda larga móvel e o desenvolvimento crescente das redes sociais, geram um novo estilo de comunicação colaborativo.
E os custos com equipamentos como smartphone e aplicativos ficam reduzidos.
Se antes seu vendedor enviava um fax para o cliente ou sofria para conversar com ele pelo telefone fixo.
Hoje ele pode interagir a qualquer momento através do Whatsapp ou pelos aplicativos de redes sociais enviando fotos, áudios ou vídeos.
3º – Atualização constante de empresas e profissionais no mercado
A cada dia o cliente está mais exigente e busca meios de ter respostas rápidas entre seus fornecedores e clientes.
Esse comportamento está levando as empresas a abraçar a mobilidade e a automação com unhas e dentes.
Antigamente o vendedor chegava com sua maletinha, sentava-se com o comprador e tinha tempo para negociar.
Atualmente os compradores têm mais de uma função dentro das empresas e não podem perder tempo.
Gostam de vendedores que chegam com o pedido pronto, que já foram no estoque, fizeram análise e preparam uma sugestão de pedido para o fornecedor.
Tudo com base no histórico do cliente, em tempo real, disponível no sistema de automação.
4º – Ganho de Market Share
Novas demandas por soluções de mobilidade estão entrando nas diversas áreas organizacionais.
As empresas possuirão mais de uma solução de mobilidade para suas equipes a campo.
A redução do custo de logística por exemplo, pode ser conseguido fazendo uma gestão de rotas dos vendedores externos, através de uma solução de roteirização.
Tendo acompanhamento do tempo de visita por cliente e fazendo uma gestão das vendas por geolocalização é possível ter gestão sobre a positivação dos clientes.
São informações, que na somatória, ajudam a aumentar o market share da sua empresa.
5º – Independência tecnológica
A sua equipe não vai ficar mais amarrada somente a um tipo de tecnologia.
Independente de ser smartphone ou tablet que seus vendedores utilizam, a solução de automação e mobilidade precisa se ajustar perfeitamente a todos os equipamentos.
Além disso, ela deve ser multiplataforma, para que sua equipe não fique limitada a utilizar somente Android, ou tão pouco a IO´s.
Os vendedores externos vão poder registrar as vendas efetivadas ou relatar os problemas encontrados em campo usando a tecnologia que desejar.
Você tem hoje a liberdade para escolher qual plataforma usar e seu fornecedor deve atender este requisito.
6º – Aumento de produtividade
Aumento da produtividade da sua equipe de vendas externas.
Você verá resultados consideráveis ao final de cada mês, metas sendo superadas e objetivos alcançados.
Quando sua equipe de campo trabalha com automação, ela reduz o tempo de envio de e-mail com pedidos ou planilhas.
Diminui tempo e dinheiro ligando para a empresa pedindo informações financeiras dos clientes.
Seu time de vendas externo terá todo o histórico do cliente na tela do dispositivo e com isso, sobrará tempo para gerenciar melhor a carteira e atender mais clientes todos os dias.
7º – Capacidade de trabalho remoto
O paradigma cultural de que o trabalho remoto não funciona no Brasil caiu por terra.
Além do período pandêmico, o crescente desenvolvimento de softwares e ferramentas para gestão e controle de equipes de campo provocaram esta ruptura.
Desde grandes multinacionais até as pequenas empresas, todas estão partindo para a máxima que automação é igual a redução de custos e melhoria nos processos.
Quando você coloca ferramentas na mão da sua equipe, com metas e regras bem definidas, pode encontrar um time eficiente que vai trazer os melhores resultados.
8º – Ganho de qualidade
Na atualidade o tempo é um fator crucial tanto para fornecedores quanto para compradores, ninguém tem tempo a perder.
É neste sentido que você deve gerir melhor sua equipe, através do acompanhamento de visitas que o sistema de automação e mobilidade trás.
Seus vendedores externos devem ter noção da gestão do tempo no atendimento com cada cliente.
Levando em consideração que quanto mais direto e objetivo ele for na visita mais tempo vai sobrar para atender mais clientes por dia.
Nunca perdendo em qualidade, mas visando sempre o ganho em produtividade.
9º – Redução de custos
A redução dos custos operacionais é um dos principais focos que a mobilidade corporativa irá trazer com a automação de sua equipe de vendas.
A sua equipe de retaguarda, que ficava digitando pedidos recebidos, pode ser direcionada para gestão dos vendedores externos.
Você vai reduzir as impressões de pedidos e o custo com telefonia, pois seu vendedor externo terá as informações em tempo real na palma das mãos.
Descubra como implementar a automação na sua equipe de vendas externas.
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