Para uma empresa se destacar na era da comunicação, é preciso abraçar a tecnologia em todas as suas formas e possibilidades. E quando falamos em tecnologia, não estamos apenas nos referindo a disponibilizar computadores e celulares para seus colaboradores, ou ter um site e perfil no Facebook. A transformação digital é um conceito que deve estar presente em todos os departamentos da organização. Do estoque às vendas, deve ser completa. E o mundo está falando disso.
No gráfico abaixo podemos observar o aumento da procura pelo termo “transformação digital” dentro das pesquisas do Google de 2013 a 2017.
É importante não restar qualquer dúvida sobre o propósito da transformação digital: reestruturar os processos internos da empresa em prol da maior produtividade. Desta maneira, a estratégia impactará diretamente a cultura da empresa. É uma mudança drástica, porém necessária.
O que você vai encontrar nesse artigo:
Transformação digital é sinônimo de gestão e não somente de tecnologia
A palavra digital é quase sempre associada à tecnologia. Sempre pensamos em smartphones, tablets ou aplicativos . Todavia, a transformação digital vai além de gadgets e programas. A gestão é o elemento crucial para o sucesso de uma mudança tão profunda.
Isso acontece porque são os gestores que precisam orientar e disseminar uma nova cultura dentro da empresa. Como o digital pode garantir processos mais eficazes internamente? A integração via web entre áreas, o uso de dispositivos móveis, o acesso a documentos na nuvem (cloud), o acompanhamento online das equipes de venda… Alguém precisa gerenciar tudo isso e incentivar rotinas mais digitais. Isso é transformação digital na prática. Além disso, uma gestão com “cabeça digital” funciona como incentivo para que os colaboradores também entrem de vez neste novo cenário.
O digital é hoje
Segundo dados da empresa Sysorex, 90% de todos os dados digitalmente disponíveis no mundo foram criados somente nos dois últimos anos. Sabe o que isso quer dizer? Significa que a transformação digital não espera, ela está acontecendo e é muito veloz. O que é novidade hoje, muito em breve estará ultrapassado e grandes oportunidades podem ser desperdiçadas. Quem sabe um aplicativo de finanças não pode facilitar hoje a organização de suas contas e, com isso, abrir caminho para novos investimentos amanhã?
O ponto chave desta velocidade nas informações digitais é que você deve aproveitar o momento para gerar mais produtividade. Um bom exemplo disso ocorre junto à força de vendas. Seus vendedores precisam de acesso rápido e preciso ao catálogo de produtos, assim como ao fechamento online de pedidos, para não perder vendas e fidelizar os clientes.
É exatamente isso que ocorre quando você passa a utilizar o SOVIS/FV, nosso software de automação de força de vendas que permite a criação de um ambiente digital para integrar vendedores e gestores. Permite o acompanhamento do ritmo de vendas, quantidade de clientes visitados, volume de produtos comercializados, entre outros dados.
Ao transformar digitalmente sua força de vendas, além de garantir um acompanhamento mais próximo das ações dos vendedores, você também fornecerá ferramentas incríveis para que as vendas subam. Seu time comercial atenderá o cliente com mais precisão! Poderá vender com mais agilidade através de processos de consulta de produtos e fechamento de pedidos online e mobile.
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A experiência do cliente também é transformada
Pense em sua carteira de clientes. Você, melhor que ninguém, sabe o que seu comprador quer. Mas será que seus vendedores e gerentes também estão no mesmo barco? Com sistemas 100% digitais é possível integrar diferentes áreas da empresa para que o atendimento ocorra com mais precisão. E a assertividade é fundamental no mercado de hoje, principalmente se analisarmos a perspectiva de crescimento do mercado B2B.
Segundo a pesquisa U.S E-commerce B2B Forecast: 2015 to 2020, realizada pela consultoria Forrester Research, as vendas online no universo B2B (Business To Business) devem crescer 11% em 2018. O comércio entre negócios cresce a passos largos em todo o mundo e este é um cenário cada vez mais digital. Empresas estão comprando de empresas que atuam no mundo online porque isso garante agilidade e precisão, o que impacta no atendimento ao seu cliente final. No Brasil, o ideal é que as empresas sigam o exemplo dos norte-americanos.
“Os EUA representam um dos mercados mais maduros no que diz respeito ao e-commerce B2B. É, é natural que as tendências e os resultados estadunidenses reflitam no restante do mundo. E com o Brasil não é diferente”, afirma Giovana Vieira, diretora da Evolue Consulting, empresa especializada em consultoria de e-commerce B2B.
Ainda segundo a pesquisa da Forrester Research, 93% dos compradores (empresas) preferem adquirir produtos e confiam em marcas que disponibilizam um ambiente rico em informações. Em outras palavras, é preciso que seu vendedor atenda o cliente com precisão a variedade de dados. Por exemplo, apresentando fotos de produtos, detalhes técnicos, disponibilidade de estoque e muito mais.
Como a transformação digital pode virar realidade na sua empresa?
Não é do dia para noite que sua empresa irá implementar uma transformação digital completa e eficaz. E não há mal algum em ir ao mercado para consultar empresas especializadas no assunto. É o caso da Sovis, uma marca que nasceu no mundo online e que vive a tecnologia todos os dias.
A transformação digital da sua empresa pode virar realidade com os softwares de automação de força de vendas, gerenciamento de ordem de serviço, automação de vendas assistidas, de iluminação pública e muito mais. São sistemas personalizados e que podem representar o primeiro e mais importante passo na transformação digital do seu negócio. Conheça mais sobre cada um:
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