Vender mais e melhor é uma necessidade de todas as empresas, independente do segmento de atuação. Porém, não basta apenas ter produtos e preços competitivos. É preciso ir além e superar as expectativas dos clientes, inclusive quando falamos em vendas internas. É justamente neste ponto que o treinamento para venda assistida entra em ação e sua importância fica ainda mais evidente.
Para quem não sabe do que estamos falando, a venda assistida é uma estratégia que visa um relacionamento mais dinâmico e personalizado com o cliente através do uso de tecnologia para negociação, reserva de produtos e outras funcionalidades. Sabe quando vamos a lojas de material de construção e um vendedor utiliza um computador para verificar estoque, reservar produtos, etc.? Este é um bom exemplo de venda assistida.
Aproveitando a deixa, temos um conteúdo exclusivo em nosso blog sobre o que é venda assistida. Clique aqui para conferir.
Todavia, é essencial reforçar que somente o uso de tecnologia de ponta não é o suficiente para a implementação de uma estratégia eficaz de venda assistida. É preciso investir no treinamento e capacitação do time de vendas internas para que estes profissionais saibam usufruir da melhor maneira da tecnologia que possuem em mãos.
O que você vai encontrar nesse artigo:
Treinamento de venda assistida: essencial para aumentar suas vendas internas
Treinar sua equipe de vendas internas é o primeiro passo para obter melhores resultados com a venda assistida. Sim, sabemos que tecnologia é fundamental (aliás, é o nosso core business), porém não podemos deixar de lado a importância do desenvolvimento técnico das pessoas que de fato irão utilizar um software de automação de vendas internas, por exemplo.
E o mercado comprova como este tipo de estratégia vem cada vez conquistando mais adeptos, como revela pesquisa realizada pelo Journal of Economics, Finance anda Administrative Science 20 (2015), em que mostra a evolução no número de publicações sobre o treinamento de vendas.
O pesquisa acima revela que se há mais publicações sobre treinamento de vendas, mais empresas estão investindo nesta estratégia. E se estão pesquisando, certamente grande parte está implementando isto no dia a dia.
Blog da Sovis: como melhorar a experiência de venda no varejo com o mobile
Dicas para treinar a equipe de vendas internas
Agora que vimos a importância do treinamento da equipe de vendas internas, é hora de colocar a mão na massa! Separamos abaixo algumas dicas que vão te ajudar na hora de elaborar uma política de treinamento personalizada ao seu negócio e perfil de colaboradores. Acompanhe!
1 – Cronograma: defina um calendário dos dias em que realizará o treinamento junto ao time de vendas internas. Este tipo de ação é importante para que todas as pessoas envolvidas possam se programar.
2 – Defina metas: estabeleça quanto deseja aumentar em suas vendas internas após o treinamento. É importante que este seja um número “alcançável”, ou seja, não adianta colocar como meta aumentar as vendas em 5000% nos primeiros dois meses. Dificilmente este objetivo será alcançado, portanto trabalhe com números realistas.
3 – Conhecimento de produtos: elabore um material impresso e digital com a descrição de todos os produtos disponíveis. É fundamental que seus vendedores saibam em detalhes os diferenciais dos produtos, seus preços, margens de descontos e outros itens que poderão ser utilizados durante uma negociação.
4 – Demonstração de tecnologia: como vimos, a venda assistida é pautada na tecnologia que permite a reserva de produtos, consulta a estoque, parcelamento, etc. Para tal, é fundamental que sua equipe de vendas internas saiba utilizar esta tecnologia. Neste ponto abrimos um espaço para apresentar os diferenciais do SOVIS/VA, nosso software de venda assistida!
Blog da Sovis: por dentro da venda interna
Por dentro do SOVIS/VA!
O SOVIS/VA conta com funcionalidades incríveis e tem um grande diferencial: mobilidade! Utilizando um smartphone ou tablet, seus vendedores podem realizar o atendimento ao cliente com muito mais agilidade e dinamismo. Não há mais a necessidade de locomoção até um ponto (computador) fixo dentro da loja. Tudo o que seu cliente precisa saber está nas mãos dos seus vendedores.
Dentre as vantagens do SOVIS/VA, que são muitas, podemos destacar o aumento das vendas por impulso e do ticket médio, isso porque seus vendedores conseguirão apresentar imediatamente tudo aquilo que os clientes desejam saber. Assim, é mais fácil fechar uma venda por um valor mais elevado. Além disso, por ser um sistema 100% integrado ao seu estoque, assim que houver uma atualização de qualquer produto, seus vendedores ficam sabendo.
Quer saber mais sobre o software da Sovis para venda assistida?
Vale a pena investir em tecnologia para aumentar as vendas internas?
A resposta é simples e direta: sim! Hoje em dia o consumidor tem em mãos inúmeras possibilidades para pesquisar e concluir uma compra remotamente. Ou seja, sem que precise ir até a loja e conversar com um vendedor. No exemplo da loja de material de construção, é possível comprar pisos, revestimentos, tintas, decoração… tudo pela internet!
Mas, então, por que investir em tecnologia se o cliente não vai mais na loja?
O interessante neste ponto é que um novo comportamento vem surgindo no mercado, o “show rooming”. A gente explica: segundo estudo revelado pela CVA Solutions, 76% dos consumidores visitam a loja física (que vende o que ele quer comprar) para conhecer o produto e só efetivam a compra em casa, pela internet. A pesquisa foi realizada com 7.705 pessoas em 63 lojas de varejo de todo o Brasil.
O que isso quer dizer? Que o consumidor, mesmo comprando pela internet, ainda vai na loja e consulta o vendedor para saber informações. Neste momento, se o time de vendas realizar uma abordagem dinâmica, pode SIM efetuar a venda por impulso.
Por outro lado, se o cliente notar que a equipe de vendas internas é lenta, arcaica, que o sistema de pesquisa não funciona, que não acha o produto que deseja… as chances de não concluir uma venda aumentam muito.
Gostou do post de hoje? Aproveite e siga a gente nas redes sociais: