Sabe quando as empresas percebem com mais nitidez o quanto precisam investir em inovação? Nos momentos de crise. Pense no último grande episódio que gerou dificuldades em todos os segmentos: a crise sanitária provocada pelo Coronavírus. Saíram na frente e conseguiram ter melhor desempenho na superação das adversidades aquelas empresas que já tinham a mentalidade mais inovadora e já estavam com ferramentas tecnológicas implementadas.
É por isso que não dá para ficar refém do movimento do mercado para, só depois, se adaptar. Quando se fala em inovação, precisamos pensar à frente, antecipar cenários e nos preparar para eles, para que quando o futuro bater à porta, a empresa já esteja pronta, treinada e adaptada para as novas circunstâncias.
Neste post, vamos te dar 4 motivos para você não adiar mais os planos de investir em inovação.
O que você vai encontrar nesse artigo:
1 – Inovar é uma questão de sobrevivência
Se considerarmos o mercado altamente competitivo e os consumidores cada vez mais exigentes e criteriosos, não temos como fugir da concorrência e da necessidade de se destacar para sobreviver. É preciso ir além do básico e ter diferenciais para que seu produto ou serviço seja escolhido em meio a um universo de possibilidades. Só é possível se diferenciar nesse contexto moderno, ágil e tão digital, quando a empresa tem a inovação como uma prática de rotina e todos os dias pensa em novas formas de se aprimorar.
2 – Com inovação, sua empresa ganha produtividade
Empresas inovadoras olham de forma especial para seus processos internos e sempre se perguntam como podem ser melhorados. Com ajuda de ferramentas tecnológicas, é possível otimizar rotinas: sistemas e aplicativos podem executar tarefas de maneira automatizada, para que os colaboradores possam focar em outras funções, sem perder tempo.
Está percebendo que algumas atividades “emperram” a equipe, deixando colaboradores ociosos por um lado e sobrecarregados de outro? Então está na hora de rever esses processos e automatizá-los para dar mais eficiência para o time!
3 – Equipe inovadora é equipe mais engajada!
Quando a tecnologia pode se encarregar de cumprir uma tarefa que antes demorava e prejudicava o fluxo da empresa por ser feita manualmente, outro benefício aparece: o colaborador envolvido com essa atividade ganha tempo para investir energia em outras áreas, se engajar mais em alguma outra tarefa que antes ficava de lado por conta da sobrecarga de trabalho. É aqui que ele se torna mais inovador também, participando mais e trazendo mais ideias para dentro da empresa.
Se um time percebe que há investimento em inovação e que há abertura para discussão de novos projetos, cresce a motivação para buscar e sugerir melhorias. Isso gera um impacto positivo na cultura organizacional e na evolução do relacionamento entre gestores e equipe como um todo.
4 – Redução de custos
Se por um lado você investe, por outro você economiza. Já parou para comparar quanto papel se utilizava antes para determinada tarefa e que hoje se torna totalmente dispensável? Quantas etapas de uma logística podem ser eliminadas ou encurtadas por conta da tecnologia? Quando uma empresa inova, compreende que isso não é gasto, é investimento, justamente porque há um enorme ganho posterior: redução de custos com material de escritório e deslocamentos, menos retrabalho e mais controle sobre os dados, o que te permite entender melhor o financeiro da empresa, onde é possível reduzir ou ampliar recursos.
Fica claro que, para estar à frente, é preciso trocar uma postura “reativa” e apostar mais nas ideias preventivas, capazes não só de solucionar os problemas atuais, mas de deixarem sua empresa pronta para os desafios que poderão vir adiante. Conte com a SOVIS nessa jornada de transformar o seu negócio em uma empresa inovadora! Conheça as nossas soluções que podem te ajudar nessa revolução.
Conheça a plataforma de aplicativos para automação e mobilidade da Sovis que auxilia os gestores na análise de desempenho de suas empresas.
Quer saber mais sobre a Sovis? Siga os perfis oficiais nas redes sociais: