5 indicadores de desempenho essenciais para sua empresa

Os indicadores de desempenho fazem parte de uma gestão eficaz, pois dão uma visão mais ampla de processos e resultados por meio de números.

Estamos no momento ideal para realinhar processos e mudar cenários que desejamos que sejam mais produtivos. No início do ano, é hora de planejar. Os indicadores de desempenho fazem parte de uma gestão eficaz, pois dão uma visão mais ampla dos processos e seus resultados por meio de números. Com isso, é possível ter maior controle e disponibilidade de informações para tomada de decisão.

Só esta breve definição já nos dá uma ideia da importância dos indicadores de desempenho dentro da gestão corporativa. Além de tornarem possível a análise das operações e investimentos, eles também viabilizam as ações e os processos que precisam ser melhorados para que se consiga resultados aprimorados.

Quer saber mais? No post de hoje vamos abordar sobre 5 indicadores de desempenho essenciais para a sua empresa e o que cada um deles representa.

1- Margem de lucro bruto

Esse indicador de desempenho mostra os ganhos das empresas através de suas atividades. Ele relaciona, por exemplo, vendas e/ou prestações de serviço e mostra o nível de rentabilidade que a empresa consegue ter. Uma forma de saber se a empresa possui uma margem de lucro alta e se é preciso realizar adequações é comparando os resultados de outras empresas do mesmo setor de atuação.

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2 – Margem operacional

Esse dado indica qual é o lucro operacional obtido em cada venda. É calculado com base no lucro operacional/vendas líquidas x 100. O lucro operacional representa o resultado adquirido com investimentos da empresa e as vendas líquidas correspondem à receita das vendas.

Para exemplificar melhor, vamos supor que o lucro operacional da empresa foi de R$ 2 mil, e a receita líquida de R$ 10 mil. O cálculo ficaria na seguinte forma:

(2.000/10.000) x 100 = 20%.

Ou seja, a cada R$ 100,00 em vendas, a empresa obtém R$ 20,00 em lucro operacional.

3 – Lucratividade

Entre os indicadores de desempenho, não podemos esquecer da lucratividade. É importante saber que ela não é tudo aquilo que a empresa ganha ao vender produtos ou realizar serviços, mas sim o valor obtido após considerar todos os custos envolvidos em um determinado período. 

Esse é um tópico que, geralmente, reserva surpresas aos empreendedores. O motivo? Mesmo com números satisfatórios, na prática, às vezes, o dinheiro não sobra. O que acontece é que por mais que os resultados de faturamento sejam positivos, se os seus custos estiverem muito altos, ou a precificação inadequada, certamente a lucratividade será comprometida.

4 – Ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio é o total mínimo de vendas que precisam ser realizadas para que os custos possam ser cobertos. É o momento em que o faturamento se iguala às despesas e aos custos totais. Neste cenário, a empresa não gera lucro e nem prejuízo. Esse indicador de desempenho ajuda a orientar o empresário em relação ao valor mínimo de faturamento necessário, além de auxiliar a fornecer uma base com relação à definição das metas comerciais.

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5 – Retorno do capital empregado

Esse indicador representa o lucro que o investimento de capital proporciona. Ou seja, demonstra o quanto os gestores conseguem extrair do total do capital do negócio. Isso quer dizer que quanto maior for essa taxa, melhor é o resultado da empresa. É um indicador que mostra a relação entre o lucro obtido e o montante em capital. 

Esse não é um cálculo muito simples: é necessário ter valores totais de ativos, passivos, receitas e despesas (operacionais) em mãos. Desta forma, as despesas devem ser extraídas das receitas e, posteriormente, os passivos correntes subtraídos.

Feito isso, o resultado do primeiro cálculo (receitas – despesas operacionais) deve ser dividido pelo resultado do segundo cálculo (ativos – passivos correntes). O resultado é a taxa de retorno do capital empregado. 

Importância dos indicadores de desempenho

O cálculo e o acompanhamento dos indicadores de desempenho são importantes para sinalizar quaisquer falhas e problemas que podem acabar prejudicando os resultados da empresa, assim como fornecem um direcionamento sobre o que precisa ser feito para minimizar ou mitigar os impactos dessas deficiências.

Contudo, para que os indicadores possam de fato ser úteis e contribuir para as práticas de gestão, devem ser criados e geridos de acordo com a estratégia da empresa e da necessidade das áreas. É muito comum alguns gestores criarem excesso de controles, e aí o que deveria ajudar acaba se tornando uma dificuldade. 

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