5 soluções para superar os desafios de vender na área rural

Desafios dos vendedores na área rural

O dia começa cedo para os vendedores no campo, e esse é um fato que proporciona momentos únicos na rotina – como o nascer e pôr do sol diários – que com certeza você deve colecionar aos montes. 

Mas como toda atividade desafiadora, nem só de momentos bons o dia a dia no campo é feito.

No trajeto de visitas, entre um produtor e outro, um horizonte de plantações foge ao alcance do olhar, o que muitas vezes causa dificuldades de localização das propriedades rurais, atrasos e até reagendamentos.

Um obstáculo das vendas no campo.

Você se identifica?

Entre alguns desafios, os vendedores se dedicam a oferecer o melhor atendimento aos produtores, oferecendo condições e produtos que realmente farão toda diferença na colheita da próxima safra.

Mas para que o melhor possa ser oferecido, nem tudo depende somente do esforço do vendedor. 

Falta de internet, dificuldade de localização, não ter a disposição ferramentas que trabalham com variadas culturas, falta de controle do histórico de pedidos de cada cliente, entre outros empecilhos podem acabar prejudicando o andamento das vendas.

Pensando nisso, separamos 5 maneiras de solucionar os principais desafios que atrapalham a rotina dos vendedores na área rural.

5 soluções que vão resolver problemas de vendas na área rural

Pedido offline

Nenhuma solução é realmente capaz de ajudar os vendedores no campo se ela não for habilitada para fazer pedidos offline.

A falta de conexão é um problema em grande parte da área rural em todo o país, o que causa prejuízos não apenas nas vendas, mas para os agricultores que cada vez mais estão utilizando a tecnologia para melhorar o plantio.

Considerando essas dificuldades, o SOVIS/FV permite aos vendedores trabalhar online e offline, através do backup e sincronização.

Os pedidos realizados no campo são sincronizados sem nenhuma dificuldade e sem perda de informações quando houver acesso à internet. Tudo graças à capacidade do sistema preparado para essas situações.

Geolocalização 

Outra solução importante para os vendedores a campo é a de geolocalização.

Você já pensou em quantas vezes as tarefas parecem bem organizadas na cabeça, mas na prática, elas não funcionam tão bem quanto o que você havia pensado?

Isso é ainda mais comum quando falamos em deslocamento por estradas e rodovias desconhecidas. 

Isso porque, nem sempre os vendedores têm certeza sobre as melhores rotas de visitas aos produtores. 

Sendo que o principal problema, é que isso causa despesas extras para as empresas que gastam a mais com combustível por conta de rotas que não são inteligentes.

Pensando nisso, a ferramenta de geolocalização permite criar um roteiro de visitas, reunindo os clientes por CEP de maneira automática.

Assim, os vendedores já saem da distribuidora com a rota traçada e podem planejar os dias e a semana a partir de uma estratégia que otimiza a locomoção, que economiza gasolina e que aumenta a produtividade.

Diversidade de culturas

Outra solução para quem está todos os dias no campo conversando com diferentes produtores é ter a possibilidade de acessar um sistema que aceita e trabalha com diversidade de culturas.

Isso é possível no SOVIS/FV graças a possibilidade de parametrizar o sistema de acordo com a necessidade de cada negócio. 

A personalização é fundamental para os vendedores e distribuidores, pois possibilita integrar o sistema à rotina sem precisar estabelecer uma nova lógica de processos somente para se adequar ao funcionamento do sistema. 

Além do mais, a parametrização de variadas culturas permite agilizar o atendimento e dá mais segurança para o vendedor enquanto ele trabalha com diferentes produtores.

Histórico de pedido

O histórico de pedidos é uma solução bastante estratégica para os vendedores no campo, isso porque ele permite:

  • Conhecer as condições atuais do solo a partir do que foi vendido no histórico do cliente.
  • A partir dos químicos vendidos, ter conhecimento sobre as necessidades recorrentes de cada produtor ao longo dos anos.
  • Ter acesso às quantidade negociadas em outras safras, facilitando novas negociações.
  • Permitir identificar padrões de compra nas diferentes culturas.

Entre outros detalhes que são decisivos para o agricultor.

Nesse sentido, o histórico de pedidos funciona como um grande diferencial para os vendedores e distribuidores. 

Pois com essas informações em mãos, além de qualificar as vendas, torna-se possível se tornar um parceiro estratégico que fornece dados valiosos para a tomada de decisões.

O caminho para se destacar entre a concorrência!

Controle de vendas

Por fim, o controle de vendas é uma ferramenta estratégica para os gestores e administradores terem controle sobre todas as vendas realizadas. 

Mas por que isso é importante?

  • Para saber quais são os produtos mais vendidos.
  • Para analisar o desempenho dos vendedores.
  • Para entender e melhorar o ritmo de vendas.
  • Para ter controle sobre o fluxo de caixa.

Entre outras informações que possibilitam ter domínio sobre os dados mais importantes da distribuidora, conhecer melhor o público e o mercado, além de qualificar as vendas e futuras decisões da distribuidora.

Tudo feito com base em dados que enriquecem e direcionam a tomada de decisão.


Contar com ferramentas que ajudam a solucionar os principais desafios de vendas na área rural simboliza metade do caminho.

Sabe por quê?

Porque os vendedores podem se concentrar 100% em solucionar as objeções em vendas sem se preocupar com dificuldades para emitir pedidos, para encontrar os clientes ou para ter subsídios que qualificam as vendas com informações importantes que precisam estar disponíveis nas negociações.

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