Inspire-se com essas 5 ações de trade marketing de sucesso

Trade marketing da Sony

O marketing é um dos pilares de um empreendimento e conhecê-lo é a chave para se tornar um empreendedor bem sucedido. Para quem disputa espaço e olhares no varejo combinar marketing e conhecimento é essencial para realizar ações de trade marketing de sucesso.

Isso porque para serem reconhecidas (e preferidas), as marcas investem frequentemente em ações de marketing diferentes e exploram muito as ferramentas de trade marketing, focadas em estratégia de vendas e distribuição de produtos.

Mas, antes de revelar os grandes exemplos de trade marketing nas empresas, vamos compreender o que são ações de marketing e porque você deve investir nelas para divulgar ainda mais a sua marca.

O que são ações de marketing?

As ações de marketing são atividades realizadas por marcas com o objetivo de promover e divulgar produtos ou serviços, atrair parceiros, fidelizar clientes ou colher informações relevantes a respeito do mercado e do público-alvo.

As ações de marketing também ajudam a solidificar a imagem do empreendimento, ampliar as vendas, conversar com clientes e identificar novas (e boas) oportunidades. Entre os tipos mais impactantes de marketing de vendas podemos relacionar:

  • Marketing offline e offline
  • Ações promocionais
  • Pesquisas de mercado
  • Endomarketing
  • Inbound marketing
  • Marketing de afiliados
  • Trade marketing

Agora que entramos no assunto, vamos entender melhor o que são ações de trade marketing?

O que é trade marketing?

Basicamente, o termo trade marketing expressa qualquer tipo de campanhas de marcas para expor seus produtos nos canais de distribuição e facilitar o acesso ao consumidor.

Isso quer dizer que ações de trade marketing de sucesso tem a ver com promover uma boa experiência de consumo nos pontos de venda.

Você sabia?!
Quatro em cada dez brasileiros se rendem em compras por impulso, mesmo em tempos de crise, segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojista (CNDL).

Quatro em cada dez brasileiros se rendem em compras por impulso, mesmo em tempos de crise, segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojista (CNDL).

É por isso que aquele espaço disputado na gôndola pode transformar seu produto em um líder de vendas. Mas não se engane, essa ação isolada e baseada em estratégia alguma está longe de consolidar sua marca um case de sucesso em vendas.

Ações de trade marketing de sucesso não se resumem em um PDV bonitinho!

Campanhas promocionais, preços, mix de produtos, canais de vendas, concorrentes, share, pontos extras e novas oportunidades de negócio são exemplos do que precisa estar na sua estratégia de trade marketing.

Se você está lendo este post, provavelmente busca inspiração!

Então confira a nossa seleção com as melhores práticas de trade marketing, planejadas e executadas pela indústria para aumentar as vendas e otimizar a atuação dos canais de distribuição de produtos.

5 ações de trade marketing de sucesso que impulsionaram as vendas

Todo bom exemplo de trade marketing nas empresas tem a ver com engajamento do público. Por isso, ações de marketing criativas marcantes são decisivas para a escolha do consumidor.

Conheça as 5 ações de venda que deram certo utilizando ferramentas de trade marketing:

Budweiser e Sony unindo forças em uma das melhores ações de trade marketing já realizadas

Escolhida como a Melhor Campanha de Trade Marketing pela Associação de Marketing Promocional (Ampro), essa ação ocorreu durante a Copa do Mundo de 2014, quem não lembra?!

Man of the match - Budweiser e Sony

A cerveja Budweiser e a marca de eletrônicos Sony premiaram consumidores que assistiram aos jogos em bares de São Paulo e fizeram suas apostas – estilo “bolão” – em um site especialmente desenvolvido para o evento.

Mas ao invés de dinheiro, o acertador ganhava produtos dos patrocinadores da ação.

As marcas empregaram as melhores ferramentas de trade marketing para criar um clima de expectativa nos bares participantes, possibilitaram a reserva de mesas para assistir aos jogos e instalaram televisores de 70 polegadas nos bares.

Mais de 100 mil pessoas foram impactadas diretamente por essa campanha.

Alguma dúvida que essa é uma das ações de trade marketing de sucesso mais comentadas até hoje?!

A Tim e sua estratégia de trade marketing que rendeu até prêmio

A empresa transformou em três estados a estratégia de vendas e distribuição por meio de trade marketing nos pontos de venda. Com essa mudança, a Tim conquistou o prêmio de Melhor Regional e Agência de Varejo.

Para a companhia, o contato entre promotor de vendas e consumidor sempre foi uma ação importante, mas não era mais o bastante. Foi por isso que a Tim mudou a forma de se comunicar em 2 mil pontos de venda no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Cada estado tem sua particularidade e só o promotor fixo não funcionava mais. Foi preciso implantar um promotor volante, um virtual e um especialista (no suporte a vendas). A empresa investiu muito em treinamento para formação e premiação a promotores.

Essa ações agilizaram o atendimento, pois facilitaram a jornada do consumidor e melhoraram a experiência de consumo. Além do crescimento no share regional, a Tim aumentou a produtividade dos promotores e no consumo em PDVs sem promotores físicos.

Warsteiner, a cerveja alemã que conseguiu crescer 60%

A cerveja alemã mais vendida no mundo é mais um exemplo de ações de trade marketing de sucesso.

A marca queria expandir a participação no mercado norte-americano em cinco anos. E vamos compartilhar agora as estratégias da marca:

  • Desenvolver e implementar um programa de marketing de vendas abrangente e integrado para impactar diretamente o desempenho.
  • Incluir todos os elementos de marketing comercial e de consumo: publicidade, relações públicas, promoção de vendas (como por exemplo ações de trade marketing no pdv), eventos, concursos de consumo.
  • Direcionar diretamente a meta, concentrando-se em elementos de condução de vendas enquanto construía o brand equity.
  • Desenvolver planos anuais impactantes e executar uma promoção trimestral e externa baseada em uso e ocasiões relevantes para a marca.

Para atingir esses resultados, a marca trabalhou em estreita colaboração com o cliente.

Tudo foi desenvolvido em um plano abrangente de vendas e marketing com tempo suficiente para os promotores e clientes obterem suporte de sua rede de distribuidores. Além de atuar de mãos dadas com a equipe de vendas e operações, implementando todas as facetas do plano, incluindo a estratégia de vendas e distribuição.

HP unindo o mundo digital a sua estratégia de trade marketing

Até há pouco tempo as ações de trade marketing no PDV eram as únicas formas de explorar essa vertente, mas com o avanço do e-commerce já se tem exemplo de ações de trade marketing de sucesso também no ambiente digital.

E aqui não nos referimos a aplicativos de trade marketing ou software de gestão de trade marketing. Estamos falando da gestão de canais online para evitar a desistência da compra e uma experiência ruim de consumo na loja física.

Loja da HP

As ações de trade marketing da Hewlett Packard (HP) continuam focadas em influenciar o consumidor dentro da loja e através de estratégias tradicionais de mídia. Mas o consumidor de hoje se volta para a web antes para pesquisas, principalmente, online.

Por isso faz sentido para as marcas e varejistas aumentarem o investimento em trade marketing digital, onde o consumidor está realizando pesquisas e concluindo compras.

Confira como a HP conquistou um case de trade marketing digital interessante para alavancar o poder de compra nos ambientes físico e digital.

Objetivos

  • Gerar vendas incrementais de hardware HP.
  • Desenvolver parcerias mais estreitas com os principais parceiros de varejo.
  • Entender o retorno sobre o investimento (ROI) em todos os esforços de marketing.

Abordagem

  • Acompanhamento de conversões em sites de parceiros de varejo.
  • Utilização do DoubleClick Bid Manager e do Google AdWords.
  • Compartilhamento de dados com parceiros de varejo.
  • Criação de uma visão única do cliente.
  • (Re)direcionamento de consumidores usando uma lista de cookies unificada.

Resultados

  • ROI quatro vezes maior com base nas vendas online.
  • O dobro de conversões.

O crescimento da Bayer ao investir em ações de trade marketing

A gigante Bayer possui uma equipe de trade marketing para criar e executar ações em parceria com as grandes redes cada vez mais próximas ao consumidor.

E identificar o público-alvo correto de cada produto é a missão deste time.

Com essas informações, a equipe de TM (trade marketing) negocia parcerias com grandes e pequenas redes de farmácias e de varejo. Atualmente as grandes parceiras da Bayer no varejo são a Sendas e o Carrefour.

Nessas lojas a marca trabalha focada no desenvolvimento de novos pontos de exposição de produtos, sempre pensando nas necessidades dos clientes, e com um projeto de personalização da gôndola.

Para outras redes e categorias de produtos há programas de treinamento e desenvolvimento, e ainda ações de marketing de vendas em maternidades, internet e pdv, por exemplo.

Conhece cases de trade marketing que ficaram de fora?

Conta pra gente nos comentários!

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Galeria de fotos com mais ações de trade marketing

Agora que você sabe o que significa trade marketing, inspire-se em ações de grandes marcas do varejo para se tornar um case de sucesso de vendas!

PDV da Kitchenaid na loja Miami Store em Campinas (SP)
PDV da Kitchenaid na loja Miami Store em Campinas (SP)
Trade marketing da Samsung
A ideia da Samsung foi associar a novidade da TV de 3mm com a espessura da e a leveza do produto usando o conceito de flutuação.
PDV do lançamento da ROC em shoppings do Brasil.
PDV do lançamento da ROC em shoppings do Brasil.
Trade marketing da Bblend
Display multifuncional para lançamento da máquina e degustação de bebida para grupo exclusivo.

Algo importante sobre as ações de trade marketing

Além de planejar com estratégia e fazer uma boa gestão dos promotores de venda, com um sistema de trade marketing é possível, sim, criar uma campanha de venda perfeita para seus produtos nos pontos de venda.

Você pode, claro, colocar e controlar tudo no papel, mas um software de gestão de trade marketing oferece funcionalidades interessantes e informações na hora que você necessita para lidar com problemas e identificar novas oportunidades de negócio.

Gestão de equipes, aumento da produtividade de promotores, pesquisas, controle de estoques, banco de imagens, canal de comunicação são algumas das vantagens de utilizar a tecnologia a seu favor.

Já pensou em quantas oportunidades você está perdendo por não explorar as melhores ações de trade marketing no varejo?

Quer usar o trade marketing a seu favor para obter informações com mais eficiência nos PDVs e atrair mais clientes?

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Até a próxima!

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