Existem hoje duas necessidades essenciais que muitas empresas buscam atingir, mas não conseguem identificar. A automação da equipe de campo e a mobilidade desta força de trabalho. Para que elas sejam atendidas os tablets e smartphones podem contribuir muito. Afinal a mobilidade veio para ficar definitivamente.
Existem algumas etapas necessárias para se aplicar a mobilidade, principalmente se o foco está na automação de processos. Se forem seguidas, será possível aprimorar a performance dos profissionais.
Automatizar equipes de campo é um passo importante dentro das organizações. Isso significa que os processos executados serão mapeados com todo o amparo tecnológico necessário. Com isso, será possível executar atividades de vendas e assistência técnica com o uso de dispositivos móveis, por exemplo.
Muitas empresas implementam seus projetos de automação e mobilidade, mas fracassam. Na maioria das vezes isto acontece por resistência do time de campo. Muitos profissionais evitam utilizar tecnologias para melhorar seus processos de trabalho. Outros tantos projetos falham pela imaturidade do gestor ou, principalmente, quanto o diretor da empresa abraça a causa e deseja fazer acontecer.
Mas como saber qual é o momento de partir para projeto de automação e mobilidade do time de campo?
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O que você vai encontrar nesse artigo:
1 – Crescimento a partir da automação da equipe
O primeiro passo que um gestor precisa dar está relacionado ao crescimento. Empresas que buscam o crescimento precisam da automação e mobilidade para ganhar vantagens competitivas. Quanto maior o nível de automação da equipe, maior será a profissionalização da empresa. A consequência disto é a redução significativa dos custos, o crescimento do faturamento e da margem de lucro.
2 – Eficiência dos processos
Eficiência é garantir boas vendas e satisfação dos clientes. Ou seja, temos garantia de resultado financeiro e de relacionamento acontecendo. Quando a empresa percebe que existem gargalos nas operações, está na hora de buscar automação e mobilidade. Pode acontecer na distribuição, na entrega, nas vendas ou no atendimento ao cliente. Tudo isso pode impactar direto nas margens de lucros ou quantidade de pedidos. Além disso, reflete em retrabalho no atendimento, desperdício de tempo e aumento dos custos.
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3 – Produtividade
Grande parte das empresas atingem melhorias de até 30% com automação e mobilidade da equipe. Além disso, várias ações práticas promovem inovações. A demanda de novos pedidos, o atendimento de chamados, o registro dos encontros, as trocas, as tarefas etc. A produtividade leva à inovação no sentido de gerar valor para o negócio do cliente.
Crescer com eficiência e produtividade indica necessidade de automação. Para isto é preciso contar com sistemas estáveis, visando a mobilidade como um pilar para garantir a inclusão do time. O que não pode ser feito é permitir que conflitos aconteçam entre as partes envolvidas.
Por vezes, os profissionais perdem o foco ou as empresas não conseguem dialogar maduramente. Isso pode gerar empecilhos na implementação dos projetos de automação e mobilidade
O importante é aferir a estratégia com várias pessoas no processo de aprovação e implementação do projeto. Mas é preciso ser rápido. A mobilidade corporativa, a cada dia mais, exige senso de urgência, rapidez e compartilhamento.
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