A presença do mobile já começa se tornar visível no mercado brasileiro. Algumas lojas, restaurantes e empresas já oferecem dispositivos móveis aos seus vendedores. Os smartphones e tablets equipados com software mobile que integram os dados do negócio ao vendedor facilitam o trabalho da equipe de vendas e proporcionam um melhor atendimento ao cliente.
Quem nunca ficou esperando um vendedor consultar o estoque para verificar a disponibilidade de um produto e depois de aguardar longos minutos ter a decepção de não ter o produto, ou número ou cor desejada? Isso acontece com diversos consumidores e além da frustração de não ter o produto há o desperdício de tempo. Tal fato não acontece hoje em dia com vendedores equipados com software mobile. Isso porque através dele o profissional pode consultar o estoque em apenas alguns cliques e inclusive fechar o pedido. É economia de tempo dele e do cliente.
No entanto, você pode pensar que há desktops na empresa e a equipe de vendas não precisaria ir até o estoque, mas em épocas de grande movimento como natal, por exemplo, esses computadores ficam congestionados com vendedores fechando pedidos para enviar ao caixa, o que gera novamente desperdício de tempo.
O que você vai encontrar nesse artigo:
As vantagens da utilização do software mobile pelas equipes de vendas
Além de economia de tempo já citada que é uma vantagem tanto para o cliente, que sai satisfeito, quanto para o vendedor que pode concretizar sua venda mais rápida e ficar à disposição de outro cliente, aumentando assim sua produtividade e número de vendas. O uso da mobilidade dentro das empresas traz um diferencial competitivo. Isso acontece porque proporciona uma melhor experiência de compra aos clientes e otimiza as vendas. Tudo isso somado a outros fatores do negócio como preço e qualidade dos produtos, pode aumentar os lucros da empresa.
Outra vantagem competitiva da utilização de software mobile são os catálogos digitais. Com eles a equipe de vendas pode demonstrar os produtos através do tablet com o uso de fotos e vídeos, além do acesso à informações e características do produto e pode fechar o pedido em poucos minutos. Além disso, há a possibilidade de integração com GPS auxiliando o vendedor de campo a criar rotas mais eficientes. Desta maneira é possível atender um número maior de clientes, aumentando sua produtividade e reduzindo custos com deslocamento.
E em empresas pequenas?
A realidade do mobile não é viável apenas para grandes empresas. Hoje a indústria de tecnologia cria softwares para essa finalidade com custos compatíveis aos negócios de pequenas e médias empresas também, facilitando o gerenciamento de produtos e o processo de venda.
Investir em software mobile é um grande passo para otimizar as vendas da empresa. Assim como para também criar uma melhor experiência ao consumidor. Hoje em dia, os consumidores prezam por serviços personalizados, rápidos e eficientes, por isso a equipe de vendas deve estar preparada para atender esse consumidor cada vez mais exigente e utilizar a mobilidade como ferramenta de vendas pode ser um diferencial competitivo para o negócio.
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