Guia de boas práticas de gestão: atendimento como diferencial estratégico

O aumento significativo da concorrência é consequência do maior acesso das empresas às mesmas tecnologias e insumos. Neste cenário, as práticas de gestão passam diferencial estratégico do negócio. Dentre essas práticas, o atendimento ao consumidor é o que dá maior destaque para a marca. Ele estabelece uma performance mais eficaz, afinal, mais do que satisfazer é preciso saber encantar.

E como encantar consumidores é uma tarefa que só pode ser feita por pessoas, neste post vamos descobrir como um atendimento de excelência faz toda a diferença na sua competitividade.

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Atendimento: antes de vender é preciso entender o que o consumidor precisa

Se fosse fácil identificar as necessidades de um consumidor, poderíamos acabar com todo o tipo de atendimento pessoal. Sites e plataformas de compras automatizados entrariam em cena, concorda? Mas a realidade não é essa. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e um bom atendimento pode ser o que você precisa para ter sucesso. Também é essencial para entender as reais necessidades do seu público e assim ser mais assertivo.

Para entender o que os consumidores querem, sua força de vendas precisa estar preparada. E estar preparada é ouvir e explorar as suas dores, fazer as perguntas certas, compreender os desejos, problemas, etc. Isto é puro atendimento na prática. Seus vendedores precisam ainda avaliar qual é a melhor solução para o consumidor. Assim como, se a sua empresa tem esse know-how ou tecnologia para oferecer. Ou seja, são muitas decisões a tomar, mas que no final fazem toda a diferença em um atendimento. Lembre-se:  quando o consumidor se sente satisfeito, recomenda a sua empresa para outras pessoas.

Estar onde o consumidor está é sinal de valorização

Ter uma força de vendas em campo é um grande diferencial no atendimento ao cliente. Graças à tecnologia, está cada vez mais fácil chegar a locais distantes e oferecer valor para um número maior de pessoas. Softwares como o SOVIS/FV são perfeitos para seus vendedores realizarem um atendimento de primeira. Com esse tipo de sistema é possível atender com agilidade e precisão, ou seja, oferecer exatamente o que o cliente precisa e sem perder tempo.

Desta maneira suas práticas de gestão são facilitadas, assim como o acesso às suas soluções. Além disso, o atendimento personalizado vem trazendo ótimos resultados para as empresas. Os consumidores se sentem valorizados e abertos a sugestões de produtos e serviços quando são bem atendidos.

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Confiança e credibilidade se conquistam face a face

Outra característica do atendimento ao consumidor como diferencial estratégico é a segurança. Frente a frente, olho no olho, é mais seguro tirar dúvidas e avaliar a compra. Neste momento, a postura do vendedor é essencial. Isso porque, sem a segurança necessária, ele pode quebrar a conexão com o cliente. Se isso acontecer, a chance de perder a venda é grande. Por outro lado, se o vendedor está bem preparado, não há barreiras para aumentar as suas negociações!

Depois da venda, o atendimento ao consumidor continua

Muitas empresas fazem tudo certo até o momento da venda, mas depois abandonam os clientes. Isso compromete diretamente os resultados de longo prazo e joga fora todo o esforço do time comercial. Para que o atendimento seja efetivamente um diferencial competitivo, é preciso trabalhar o pós-venda. O relacionamento com o cliente e a manutenção do contato são pilares fundamentais hoje em dia. São diferenciais de gestão que geram recompras, fidelização e engajamento.

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