Motive sua equipe de vendas para garantir o sucesso da empresa

Ao administrar uma empresa, ou trabalhar em equipe é necessário tomar cuidado com a motivação da equipe. Não deixar a rotina cair na monotonia e nem deixar com que o serviço fique maçante. Isso faz com que a equipe prossiga aumentando, e o serviço rendendo, gerando lucros para a empresa. Por isso, se você ou sua equipe estão desmotivados aos realizar as atividades da empresa, não estão conseguindo bater metas e estão encontrando dificuldades para resolver problemas internos, procure uma solução! Porque isso é falta de motivação na empresa e no serviço!

Todos precisamos de motivação e inspiração para trabalharmos com mais vontade e gerarmos resultados de qualidade para a empresa, assim caminhando para o sucesso. Na área de vendas, isso também acontece! Os profissionais de vendas, mesmo sendo experientes, precisam sempre de motivação nos seus serviços para manter a produtividade em alta e as vendas a todo vapor.

Por isso, saiba motivar a sua equipe de vendas para alcançar melhores resultados para a empresa e para os funcionários! Preparamos um conteúdo para você conhecer alguns dos segredos de motivação de equipe de vendas. Confira!

O que você vai encontrar nesse artigo:

• 7 Motivações para Equipes de Vendas

• Como motivar uma equipe de vendas?

• Dicas de como motivar sua equipe

• Melhore o desempenho da sua equipe!

7 Motivações para Equipes de Vendas

Como motivar uma equipe de vendas?

Existem alguns segredos que fazem toda a diferença na hora de lidar com a equipe. Para motivar os profissionais de vendas, um dos principais segredos está em descobrir as ferramentas necessárias para que cada um explore seu potencial ao máximo. Conhecer bem cada um dos funcionários ajuda a entender melhor sua personalidade e sua forma de trabalho. Além disso, cria um ambiente propício para o desenvolvimento e o crescimento profissional e pessoal do funcionário e do grupo.

Porém, além de conhecer bem o seu funcionário, existe uma lista de outras coisas que podem ajudar muito no desenvolvimento do vendedor e da empresa. Vamos a lista!

  1. Mantenha sua equipe de vendas bem treinada

Além de ter funcionários bem treinados e trabalhando de uma maneira melhor para a empresa, você também garante o aumento dos lucros do seu negócio! Quanto mais qualificados os seus funcionários forem, melhores os serviços serão! Isso motiva cada colaborador a trabalhar melhor, pois incentiva a por em prática tudo o que aprendeu. Treinamentos de vendas são importantes para ensinar técnicas de vendas e fazer com que seus vendedores entendam o público-alvo. Além de técnicas de vendas, os treinamentos devem incluir técnicas de negociação, deixando sua equipe de vendas preparada para todas as etapas que constituem a venda. Ofereça treinamentos regularmente, se atualize sempre e tenha certeza de que eles estão de acordo com as necessidades reais do seu empreendimento.

  • Dê a
    liberdade que os vendedores precisam

Cada funcionário de vendas tem sua estratégia e sua forma de vender que fazem a diferença na empresa. Mas, para colocar seu estilo de trabalho em ação, é preciso ter liberdade na hora de executar seus planos, ter a autorização para fazer a sua própria rotina e organizar o próprio ambiente de trabalho. Mantendo a harmonia entre toda a equipe e um bom ambiente.

Dar liberdade para o vendedor não significa autorizar todas as atividades e ações, mas sim, deixar o funcionário responsável por essa área mais livre para criar estratégias. Mas mantendo a obrigação de bater metas e alcançar novos clientes. O acompanhamento da empresa deve ser feito apenas para garantir que os objetivos finais sejam alcançados, sem tirar a liberdade do vendedor. Confie em seus funcionários e vejo novas estratégias dando certo para a empresa!

  • Estabeleça metas e incentive com comissões

Muitas empresas trabalham com o sistema de incentivo de metas! Calculando os rendimentos dos vendedores e recompensando com comissões, valor além do salário fixo de todo mês. Então, quanto mais vendem, mais recebem! Isso incentiva o vendedor e torna o serviço mais fácil de ser realizado, tudo por ter um propósito, ganhar um extra no final do mês.

Para estabelecer as metas de uma maneira inteligente, é preciso ter atenção a como fazer isso. Existe o método de metas SMART, de definição de objetivos. A palavra é em inglês, mas em português significa esperto, inteligente. E nada melhor que uma maneira inteligente de traçar metas para a equipe.

As metas nesse sistema se baseiem em 5 fatores:

S – Específica;

M – Mensurável;

A – Atingível;

R – Relevante;

T – Temporal;

Por isso, é preciso ter atenção e estar dentro de todos fatores para estar em uma meta SMART e ter sucesso nos resultados obtidos:

Metas Específicas: deve ser definido um número certo a ser atingido por todos, seja de produtos vendidos ou de receita, deixando a meta o menos genérica possível. Uma regra simples e objetiva!

Metas Mensuráveis: para saber se as metas foram alcançadas, o controle de vendas precisa estar funcionando e todas as informações sobre vendas precisam chegar até a gestão da empresa.

Metas Atingíveis: se a meta estabelecida for impossível de ser alcançar, ela terá efeito contrário. Ao invés de motivar os vendedores, acabará desmotivando. Por isso, estabeleça metas atingíveis e possíveis para todos.

Metas Relevantes: ter metas com significados ajudam a motivar a equipe também! No caso das metas relacionadas às vendas, o significados das metas é realmente, vender mais! E vendendo mais, os funcionários estarão ajudando no crescimento da empresa em que trabalham.

Metas Temporais: como as metas de vendas devem ser permanentes, é importante estabelecer uma tempo certo para as premiações, seja mensais, trimestrais, semestrais ou anuais.

Se esses cuidados não forem tomados ao estabelecer uma meta, se os valores de salário não encontrarem o equilíbrio, as comissão e metas não forem bem definidas, a chance da sua equipe estar em constante mudança é muito grande! Esse é um cenário ruim, já que, quanto mais os vendedores conhecerem a empresa, a marca e o produto, e por mais tempo, mais eficientes eles serão, sendo melhores para a empresa.

  • Invista
    em novas formas de motivação para a equipe

Você conhece o método de gamificação? Esse método vem do termo em inglês gamification, e tem marcado presença nas empresas. A gamificação é o uso de jogos para engajar e atrair pessoas, assim resolvendo problemas e melhorando o aprendizado. Além de cativar de maneira mais fácil, a gamificação acaba motivando a ações e comportamentos nos ambientes fora do contexto dos jogos.

O principal objetivo da gamificação, é aumentar o engajamento das pessoas e despertar a curiosidade dos usuários, além dos desafios propostos nos jogos, nesse método as recompensas são itens cruciais para o sucesso. A gamificação é o ato de usar ideias e mecanismos de jogos para incentivar alguém a fazer algo.

Nas empresas, a gamificação é muito procurada por empreendedores e gestores que desejam motivar as suas equipes. Os gestores se deram contam de que é necessário trabalhar com algo que chame a atenção da equipe, sendo prazeroso para todos, aumentando o foco e fazendo com que aprendam de uma maneira leve. Geralmente, a gamificação nas empresas aparece em forma de dinâmica em grupo, com simulações e situação que exigem a criatividade e o pensamento rápido envolvendo o serviço. Isso ajuda a desenvolver muito dos lados da equipe. A criatividade, a timidez, a rapidez, a versatilidade. São muitas as vantagens, além de deixar a equipe pronta para a próxima!

A gamificação empresarial permite que a sua equipe falhe sem que isso prejudique a sua própria imagem e muito menos a imagem da empresa. Isso faz com que o profissional entenda, na prática, o porquê errou e onde pode melhorar

  • Incentive
    o crescimento do funcionário junto com o seu negócio

Mostre aos seus vendedores que eles devem ter objetivos concretos e traçar metas pessoais, além das metas estabelecidas pela empresa. É preciso ter objetivos que possam ser aliados aos desejos profissionais. Assim, vender mais significa não apenas alcançar a meta definida pela empresa, mas sim a conquista dos sonhos da sua vida pessoal.

No filme “A espera de um milagre”, o ator Will Smith viveu o papel de um vendedor que lutou para ser reconhecido e alcançou o sucesso:

A equipe precisa se sentir valorizada, sentir que é muito importante para a empresa, que faz falta. Então, valorizar cada funcionário é algo que se torna um diferencial. Fazer com que eles se sintam únicos e necessários para a empresa, desde que correspondam à produtividade exigida. Também é muito importante que cada um saiba qual a missão da empresa, a visão e os valores. Isso ajuda a equipe a se sentir envolvida com a empresa e ainda mais motivada.

Para ajudar a incentivar no crescimento dos funcionários, algumas campanhas de incentivo podem ser feitas, com regras claras, reconhecendo as pessoas pelos seus resultados, e gerando o foco no que realmente importa na empresa. É importante lembrar que não é apenas o dinheiro que faz as pessoas irem além, é a força vontade, o envolvimento, e o fato de acreditar na empresa em que trabalham! Converse com a sua equipe, conheça-a! Saiba o que desejam e o que os motiva!

  • Realize
    reuniões frequentes
Motive sua equipe de vendas para garantir o sucesso da empresa

Marcar reuniões e encontros entre os colaboradores com frequência é muito importante para o desenvolvimento da empresa! São em reuniões que ideias são trocadas, metas são estabelecidas e explicadas, ideias expostas, dificuldades avaliadas e feedbacks recebidos. Por isso, aproveitar esse momento para valorizar todo o conteúdo recebido, é essencial! Ver quem tem se esforçado para dar o seu melhor, quem está melhorando no desenvolvimento dos serviços e ao lançar desafios competitivos, ver quem vai se sair melhor.

Em reuniões, é essencial que líderes, gerentes, chefes e funcionários possam falar abertamente e sem medo de represálias. Motivando a cobrar por condições de serviço melhores, ou até mesmo sugerindo. Ouça-os e mostre que a opinião deles também importa.

Os encontros e reuniões podem acontecer no período de tempo que for melhor para a equipe e para a empresa, trazemos dois exemplos:

Reuniões semanais: são para entender e refletir sobre o que aconteceu na semana anterior e definir estratégias para a semana seguinte. Reavaliando o que deu errado e repetindo o que deu certo. Esses encontros também permitem acompanhar a metade o mês com métricas, permitindo que algum erro cometido seja corrigido durante o período e a meta tenha mais chances de ser alcançada.

Reuniões mensais: são para avaliar os resultados, elogiando quem atingiu as metas e foi bem durante o mês. Durante essa reunião mensal,  acontece o reconhecimento público do esforço do funcionário. E para quem não conseguiu, o ideal é se reunir no privado para fazer as orientações necessárias. O objetivo das reuniões não deve ser julgar o passado, mas sim, melhorar o futuro da empresa!

  • Faça comemorações e tenha momentos de lazer
Motive sua equipe de vendas para garantir o sucesso da empresa

Como nem tudo é sobre trabalho, para aumentar a motivação da sua equipe, faça eventos e comemorações especiais. Aniversários do mês, festa de final de ano, comemoração quando batem a meta, são várias as opções de comemorações para aumentar o incentivo da equipe. Com comida, bebida e um pouco de informalidade, você se aproxima dos seus colaboradores e se torna um administrador melhor, tudo isso motivando e incentivando o serviço dos seus funcionários.

Melhore o desempenho da sua equipe!

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Com várias maneiras de incentivar e motivar a sua equipe de vendas, é fácil ter a certeza de que os resultados só tem a melhorar e a empresa só tem a crescer! Quanto mais motivados seus vendedores estiverem, mais vendas serão feitas e mais lucros sua empresa terá! Por isso, preste atenção em como você trata seus funcionários, pois são eles que garantem o resultado positivo no final do mês!

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