A importância de integrar o software de vendas com o ERP

Integração de ERP e software de vendas

Ao analisar todas as coisas que podem dar errado em um negócio, pode-se entender a pressão e estresse compartilhado por empresárias, gestores, coordenadores de equipe, financeiro.

Para os distribuidores, esse gargalo é ainda mais fundo.

Isso porque, diariamente, toda a equipe lida com milhares de produtos, com centenas de marcas diferentes, com logística que deve contemplar a necessidade de todos os clientes.

Sendo que cada cliente possui e exige formas diferentes de negociar, seja na hora da compra, faturamento, no recebimento do pedido, entre outras coisas.

Por isso, abrir mão do controle total e confiar nos processos estabelecidos é uma realidade que deve fazer parte da rotina, certo?

Claro que não!  A não ser que você queira enfrentar surpresas, prejuízos e superar obstáculos que poderiam ter sido evitados.

Esse é o principal benefício da integração do ERP com o software de vendas.

Juntos, eles representam eficiência e melhora na performance dos negócios, mas ainda não são realidade em todas as empresas: algumas possuem apenas um dos dois e outras não trabalham com nenhum. 😱

Neste artigo, vamos abordar a importância desses sistemas e esclarecer de uma vez porque você deveria combiná-los para melhorar a gestão, as vendas e transformar a realidade da sua distribuidora.

ERP e software de vendas sem confusão: entenda as funções de cada um

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, um sistema de gestão que tem por objetivo centralizar o compartilhamento de dados e oferecer acesso a todos os sistemas utilizados dentro de uma empresa.

Por meio dele, os dados e informações armazenados podem ser acessados por todos que têm acesso ao ERP. Ou seja, o cadastro de um cliente realizado por um vendedor externo pode ser acessado pelo financeiro sem entraves e sem desencontro de informações.

E isso representa muito mais agilidade, segurança e eficiência nas negociações de uma distribuidora, uma vez que que todos os dispositivos são conectados a um sistema central, o ERP.

O software de vendas, por sua vez, é um aplicativo para melhorar o dia a dia dos vendedores e do gestor da equipe de vendas, mas não somente.

O sistema tem objetivo de dar aos vendedores a possibilidade de tomar a melhor decisão no melhor momento, potencializando ao máximo cada venda. Assim, melhora as negociações, ajuda a atingir metas e aumenta as comissões.

Ele faz isso oferecendo informações completas, como histórico de compra dos clientes, sugestão de mix de produtos, cobranças em aberto, clientes ativos, inativos e recuperados, entre outras informações que oferecem uma visão completa ao vendedor.

Para o gestor, representa a possibilidade de acompanhar de perto a rotina individual de cada vendedor ou da equipe, acessando em tempo real as negociações realizadas, quanto falta para atingir metas, os roteiros de visitas da equipe, entre outras coisas.

Ou seja, todo mundo sai ganhando com um sistema que oferece todo subsídio para a equipe e gestores melhorarem as vendas.

Por que integrar o ERP com o software de vendas

A integração faz com que todos os processos fiquem mais eficientes, pois possibilita ao gestor integrar as informações de diferentes setores, como estoque, vendas, financeiro, recursos humanos, entre outros.

Além de tornar tudo mais ágil, isso evita erros comuns como duplicidade de informações que podem arruinar negociações, gerar prejuízos financeiros e no relacionamento com o cliente.

Benefícios da integração do ERP com o software de vendas

Agilidade na emissão de pedidos

O software de vendas quando integrado ao ERP possibilita que sempre que o seu vendedor emitir um pedido no aplicativo de força de vendas, as informações sejam encaminhadas diretamente para o setor financeiro. 

Isso representa agilidade na hora de faturar e entregar o pedido para o cliente.

Controle de estoque

A integração desses dois sistemas oferece o controle completo da entrada e saída de mercadorias, ou seja, gestores sabem exatamente o que tem no estoque. 

E isso tudo pode ser visualizado em relatórios que auxiliam a identificar gargalos e ajudam a garantir que as tomadas de decisão sejam mais assertivas.

Funcionalidades que potencializam a integração do ERP com o software de vendas

Workflow do pedido

Sabe quando o cliente realiza uma compra e depois do faturamento se torna impossível precisar as próximas etapas e passar um feedback sobre o andamento do pedido para ele?

O módulo workflow de pedidos do SOVIS/FV tem objetivo de mapear todas essas etapas que o pedido passa, desde a emissão, faturamento até o status de entrega – sendo que as etapas podem ser configuradas de acordo com a realidade de cada empresa.

As informações possibilitam que o vendedor atualize o cliente sempre que for solicitado ou quando uma etapa é concluída. E isso representa aumento na satisfação de quem negocia com a sua distribuidora.

Recurso pedido retorno

Uma situação comum que ocorre após a finalização da venda é, no momento em que um pedido é faturado no ERP, diante da ausência de itens em estoque, o sistema ERP faz o faturamento parcial.

O problema está quando o software de vendas não faz essa atualização, ou seja, o cliente adquiriu 50 itens, vai receber apenas 33, mas ele só descobre no momento do recebimento.

Um obstáculo como esse pode prejudicar bastante o planejamento de um supermercado, varejista ou distribuidor, deixando os clientes finais desassistidos.

Dessa forma, o módulo pedido do SOVIS/FV garante que o pedido retorne para o app depois que ele for faturado, assim, o vendedor pode atualizar o cliente e garantir que ele se programe.

Módulo contagem de estoque

Este recurso tem objetivo de assegurar que seu vendedor faça vendas inteligentes.

No módulo contagem de estoque o vendedor aponta no aplicativo a quantidade de itens que seu cliente tem na gôndola, no estoque e quantos tem reservado para troca. 

Após a primeira vez que isso é feito, a cada venda o sistema sugere quantidades mais precisas para que os itens não fiquem parados nas prateleiras e também não faltem.

Isso auxilia diretamente seu cliente a fazer o controle de estoque e até mesmo que o vendedor venda mais do que o cliente realmente precisa, evitando prejuízos com produtos vencidos.

Para sua distribuidora, o principal benefício é ser visto como um parceiro estratégico nos negócios. 😉

Módulo faturas

A partir do módulo faturas, os vendedores podem acessar todas as faturas disponíveis na sua carteira de clientes, todo o faturamento e as notas que foram emitidas para os clientes nos últimos seis meses.

Isso oferece insights sobre a qualidade das vendas realizadas a cada cliente, o quanto falta para alcançar metas, fornece também informações que podem ser repassadas ao cliente sobre as últimas compras realizadas.

Uma integração que melhora todas as etapas de vendas

A integração do software de vendas com o ERP representa uma vantagem competitiva e a garantia que a sua distribuidora tem controle sobre todos os processos.

Assegura ainda que os profissionais de diferentes setores tenham acesso às mesmas informações, oferecendo agilidade nos processos e evitando erros causados por informações desencontradas.

Se essa ainda não é uma realidade na sua empresa, nosso time está à disposição para trazer mais detalhes sobre como o SOVIS/FV pode melhorar as vendas da sua distribuidora.

E você não precisa se preocupar: ele pode ser integrado com todos os ERPs que permitem a integração com o SOVIS/FV.

Se você faz parte das empresas que não conta com nenhum dos sistemas, ao configurar o SOVIS/FV nós contamos com parceiros de ERP que trabalham em conjunto com a gente e podem facilitar todo esse processo também.

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