Software para distribuidora: leia isso antes de contratar um

Homem trabalhando no software para distribuidora

Como você chegou até aqui, provavelmente está pensando em contratar um software para distribuidora e, como em qualquer investimento, é normal que surjam dúvidas na hora de tomar uma decisão. Mas não se preocupe, nós temos uma boa notícia para você e a sua empresa!

Neste artigo vamos te mostrar por que vale a pena contratar um sistema para sua distribuidora e mais, vamos te mostrar o que você precisa levar em conta para escolher a ferramenta certa e não entrar em uma roubada.

Todo mundo sabe que o departamento comercial é o coração da empresa, afinal, sem vendas nenhuma empresa existiria.

Sendo assim, seus esforços e do seu time, precisam estar alinhados para gerar vendas e fazer a equipe ter uma ótima performance e excelentes resultados.

É justamente aí que um sistema começa a fazer todo o sentido!

Cedo ou tarde, você vai precisar investir nisso e, se você levar em conta as nossas dicas, temos certeza que vai escolher um software para distribuidora que atende todas as suas necessidades.

Por que ter um software para distribuidora?

A tecnologia vem para nos ajudar e facilitar os processos do dia a dia.

É praticamente impossível ter um processo de vendas realmente eficaz sem que as informações de todos os setores estejam integradas e atualizadas em tempo real.

Homem utilizando o software para distribuidora no notebook da empresa

Um software para distribuidora, além de resolver isso, também irá te ajudar a controlar a entrada e saída de mercadorias, proporcionando para você e sua equipe um controle completo do estoque.

Todo esse controle será transformado em relatórios e indicadores que irão potencializar a produtividade do seu time e garantir que as tomadas de decisões sejam muito mais assertivas, uma vez que serão baseadas em informações reais.

Outro fator importante a se considerar em um software para distribuidora é que seu processo de vendas vai ficar muito mais rápido e ágil.

Sempre que seu vendedor emitir um pedido por meio do aplicativo integrado ao sistema da distribuidora, as informações já são encaminhadas para o departamento financeiro, que já pode faturar e agilizar a entrega, oferecendo um atendimento muito melhor para os seus clientes.

O que é importante avaliar em um software para distribuidora?

Para começar, é muito importante que você analise na hora de contratar um software para distribuidora se ele realmente atende o seu negócio.

Se você tem uma distribuidora pequena, não adianta contratar um software com milhares de recursos que você não vai utilizar. Isso só terá o efeito contrário e, ao invés de agilizar os processos, sua equipe acabará se perdendo no meio a tantas ferramentas inúteis.

O mesmo acontece se você for uma distribuidora grande e contratar um software para distribuidora que não está preparado para suportar o alto volume de dados que serão gerados no dia a dia.

Em ambos os casos você estará jogando dinheiro fora!

E agora que você sabe de tudo isso, vamos listar algumas perguntas que você pode fazer ao seu fornecedor de software para distribuidora, a fim de entender se ele de fato está de acordo com as necessidades do seu negócio.

Esse software atende as regras de negócio da minha distribuidora?

Trabalhamos há mais de 10 anos com distribuidoras e apesar de muitas rotinas serem comuns entre elas, sempre existem regras de negócio específicas.

Uma tabela de preços e descontos por região ou para determinados produtos.

A necessidade de emitir a nota fiscal no cliente, caso você trabalhe com pronta entrega.

Enfim, independente do cenário, um software para distribuidora precisa ser facilmente parametrizado, e se necessário customizável para atender a regras e necessidades da sua distribuidora para que todo o processo de gestão e vendas possa acontecer por meio da ferramenta.

Que nível de segurança esse software para distribuidora oferece para os meus dados?

No quesito segurança é importante você ficar atento a dois pontos.

Primeiro, na segurança dos dados em si, afinal toda a informação de vendas estará trafegando pelo software, seja na hora dos vendedores inserirem os dados ou no momento que estiver sendo feita a sincronização de dados com o seu sistema de gestão.

Segurança dos dados no servidor cloud

É imprescindível que o software proteja seus dados durante as requisições.

Outro ponto que muitas vezes passa batido é a disponibilidade dos dados no servidor.

Já pensou seu vendedor perder uma venda porque não conseguiu ter acesso ao servidor?

Para evitar esse tipo de problema aqui na Sovis, todas as nossas soluções estão conectadas com servidores redundantes, ou seja, os dados sempre são salvos em mais de um lugar. Dessa forma, se um servidor parar de funcionar por qualquer motivo, o outro assume e garante o pleno funcionamento do sistema.

Quais são os recursos essenciais para a minha distribuidora?

Faça uma pergunta para você mesmo:

O que eu preciso para gerenciar minha distribuidora?

  • Controle financeiro?
  • Catálogo de produtos?
  • Tabela de preços?
  • Gestão de estoque?

Fazendo essa pergunta e levantando todos os pontos necessários, você com certeza vai acertar na hora de escolher um software que atenda sua distribuidora e não te deixe na mão.

Eu vou ter custos adicionais com infraestrutura de servidor para rodar o software?

Já pensou ter que investir em máquina, equipe de TI e manutenção de um servidor para o seu sistema?

Fuja desse tipo de software.

Não acredite quando o vendedor de software falar que ter um servidor dentro da sua empresa irá te proporcionar mais segurança. Isso é mentira!

Isso só vai te gerar gastos e dor de cabeça.

Foque em um software para distribuidora que rode na nuvem, assim você garante custo baixo, segurança e estabilidade.

Qual o tempo de implantação do software para distribuidora?

Esse ponto é importantíssimo.

Independente se você está contratando um software pela primeira vez ou trocando de solução, precisa saber que implantar um novo software para distribuidora é uma operação um tanto quanto complexa.

É preciso tratar isso com clareza com o fornecedor do software para que seja feito um planejamento onde a implantação não comprometa a atividade da sua equipe de vendas, consequentemente comprometendo os lucros da sua distribuidora.

Outro ponto crítico é garantir que nenhuma informação seja perdida no momento da importação dos dados, principalmente se estivermos falando da migração de um sistema para outro.

Como será o atendimento e o suporte depois que o sistema estiver rodando?

Software implantado, vendas acontecendo, tudo certo né?

Negativo!

Dúvidas e situações podem acontecer no dia a dia e sua distribuidora precisa ter a quem recorrer.

Verifique como é o suporte e o atendimento da empresa que você está pensando em contratar. Ela precisa colocar a sua disposição profissionais eficientes e qualificados para tirar as dúvidas dos usuários e ajudá-los a tirar o máximo de proveito da ferramenta.

Conclusão

Escolher um software para a sua distribuidora é algo que precisa ser feito com bastante cuidado.

Os resultados do seu negócio, controle de estoque, gestão financeira, controle de compra, vendas e principalmente da sua equipe.

Tudo está em jogo!

Uma decisão errada e você pode comprometer seriamente a gestão empresarial da sua distribuidora.

Mas, como você pode perceber, com algumas perguntas simples você consegue responder tudo o que precisa antes de tomar uma decisão.

E se quiser conversar mais sobre software para distribuidoras não hesite em me chamar no Whats. Meu nome é Ricardo Vicari, sou o CEO da Sovis, trabalho há mais de 10 anos com distribuidoras e será um prazer poder ajudar você a entender melhor tudo o que um sistema pode, e deve, fazer pelo seu negócio.

Abraço e boas vendas!

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