Se você tem interesse em otimizar as vendas e aumentar os lucros da empresa, precisa investir em plataformas que auxiliem o vendedor a oferecer ao cliente a melhor experiência de vendas possível. Para isso, é preciso entender quais são as opções disponíveis e o que cada uma delas tem a oferecer. No post de hoje, vamos explicar qual a diferença entre utilizar uma plataforma móvel, como o tablet, ou uma fixa como o desktop. Assim, você vai conseguir decidir qual é a melhor opção para a sua loja!
O que você vai encontrar nesse artigo:
Tablet para vendas
A grande vantagem de uma plataforma móvel para vendas, como o tablet é a maior independência e mobilidade para o vendedor. Além disso, este é um dispositivo que não ocupa muito espaço. Pode ser transportado para qualquer lugar sem dificuldade. Não tem teclado, tem um processador simples e não tem HD.
Suas telas podem variar de tamanho dependendo da finalidade e permitem um acesso rápido e fácil pelo vendedor. A princípio, pode ser necessário algum treinamento para utilizar a plataforma, assim como de um determinado aplicativo que será utilizado para as vendas da loja.
Utilizar um tablet exige um pouco mais de cuidado do que um computador tradicional. É um dispositivo muito mais sensível a quedas, por exemplo. Também precisa ser carregado de tempos em tempos e a loja deve estar preparada para substituir o aparelho quando um vendedor precisar. Em outras palavras, embora seu custo seja bem inferior a um computador, é preciso que cada vendedor tenha o seu tablet e ainda alguns aparelhos de reserva.
Desktop para vendas
O computador desktop (sobre a mesa) é um aparelho que fica fixo em um lugar. Exige um bom espaço para ser instalado e, se existem muitos vendedores, provavelmente será necessário mais de um computador. As vantagens do desktop para o usuário é que ele permite maior conforto ao utilizá-lo. Além disso, se estiver com manutenção em dia, também tem poucas chances de dar algum problema durante uma venda.
Também não oferece aquele desconforto das plataformas móveis quando a bateria acaba. Por outro lado, não proporciona mobilidade de atender o cliente em qualquer lugar e fechar uma venda ali mesmo. Com um desktop, é necessário que o vendedor e o cliente se desloquem para um ponto X para concluírem a venda.
Qual é a melhor opção?
Sem dúvidas, a opção que oferece maior mobilidade e independência ao vendedor na hora das vendas é o tablet. Porém, a loja precisa oferecer treinamento, manutenção e aparelhos reservas para garantir que a experiência do cliente não seja comprometida. Além disso, um computador de desktop deixa o atendimento mais demorado e ocupa um grande espaço!
No final das contas, o cliente vai preferir ser atendido por um vendedor com um tablet, que oferece maior rapidez e eficiência durante as vendas. Outra grande vantagem do tablet é a economia de energia, que pode gastar até 5 vezes menos que um computador de mesa.
Agora que você já sabe quais são as vantagens e desvantagens de escolher um tablet ou desktop para vendas, já pode escolher qual é a sua opção! O importante é garantir que o cliente saia satisfeito com seu atendimento na sua loja!
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