O ramo do comércio, como qualquer outra atividade, apresenta suas peculiaridades. Para os comerciantes, a etapa de vendas é, certamente, uma das mais importantes, pois significa que seu negócio está dando resultados. Neste cenário, existem modalidades diferentes de vendas, bem como diferentes métodos de efetuá-las, principalmente, depois do desenvolvimento dos recursos digitais. É o caso dos modelos de venda direta e venda assistida. Você sabe quais são as diferenças?
O que você vai encontrar nesse artigo:
Venda direta x Venda assistida
A venda direta é aquela em que se efetua a venda e se emite a nota fiscal com controle de caixa, permitindo ainda a emissão de TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) e a impressão da transação da nota fiscal.
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Já a venda assistida procura dinamizar o relacionamento com o cliente por meio de uma interface de utilização prática e fácil, com atendimento personalizado, baseado em negociação e reserva de produtos em qualquer loja da rede.
Esta modalidade de venda apresenta algumas etapas operacionais. São elas:
- Orçamento: relação dos produtos que serão vendidos, suas quantidades e seus valores;
- Forma de pagamento: dinheiro, cheque, cartão de crédito ou débito, financiamento etc. Isto é determinado a partir das regras definidas no cadastro de Condição de Pagamento ou das condições negociadas no ato;
- Finalização da venda: fechamento do negócio com a emissão da nota fiscal ou do cupom.
Semelhanças entre venda direta e venda assistida
Veja as semelhanças entre as duas modalidades de venda:
- Conceito de caixa: abertura e fechamento);
- Processo simplificado: são dispensáveis inclusão dos pedidos de venda e aprovação de crédito e estoque;
- Operação via TEF nas vendas com cartões de crédito e débito;
- Exclusão de Nota Fiscal nos cancelamentos de vendas;
- Alguns requisitos em comum, como Venda Perdida, Multinegociação, Venda Futura Sem Estoque, Promoção Relâmpago e Garantia Estendida.
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Diferenças entre venda direta e venda assistida
E as diferenças entre as duas são:
- Acesso à venda direta é realizado através do módulo Faturamento;
- Somente a venda assistida permite a utilização da interface offline, devido ao PAF-ECF (aplicável apenas ao varejo);
- Venda direta imprime cupom fiscal; já o venda assistida imprime o DAV (documento auxiliar de vendas).
- O funcionamento de uma não interfere no funcionamento da outra, incluindo os impostos respectivos.
Benefícios da venda assistida
Suporte operacional eficiente, atendimento personalizado, serviço transparente, precisão e agilidade com a automação do processo de venda, maior economia, multiplataforma, supressão dos terminais fixos de venda e maior segurança. Esses são alguns dos benefícios da venda assistida.
Controle de lojas na Venda assistida
Através do controle de lojas, uma venda pode tanto ser realizada em etapas separadas ou apenas em uma única operação. O procedimento é, primeiramente, a identificação do usuário através de senha para que seja possível a execução das opções dessa rotina.
O caixa deve estar aberto, caso contrário, uma mensagem pergunta se o usuário deseja abri-lo. Em seguida, surgem opções na tela de atualização:
- Atendimento.
- Orçamento.
- Finalização.
Cálculo dos impostos variáveis
Com exceção do Brasil, os impostos variáveis de cada país são efetuados no Cadastro de Tipo de Entrada e Saída (TES). Há campos específicos onde são gravados os valores calculados, sendo “n” o índice de imposto variável. A venda assistida representa um grande desenvolvimento no ramo comercial. Ela é uma forma eficiente de aliar bom atendimento aos recursos tecnológicos.
Software de venda assistida é com a Sovis
A tecnologia é uma aliada da venda assistida. Com o software de venda assistida SOVIS/VA, você terá em mãos um sistema de altíssimo padrão para agilizar o processo de vendas de suas equipes internas. Com o SOVIS/VA, são muitos os benefícios:
- Vendas por impulso, e o valor do ticket médio, aumentam com o cadastro automático que sua equipe passará a fazer pelo sistema móvel.
- O time de vendas internas terá mais liberdade para apresentar outros produtos no momento do atendimento e no mesmo local, ou seja, não haverá mais a necessidade de se dirigir a um terminal fixo.
- O atendimento é mais personalizado e ágil, o que facilita a venda.
- Todos os dados, de todos os produtos disponíveis, são atualizados simultaneamente. Assim a equipe interna sabe de todos os detalhes em tempo real.
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