Como andam suas vendas no mercado?

Há mais de 10 anos atuando com equipes comerciais, vendedores, supervisores, gerentes e diretores, escutamos em todo lugar a pergunta: “Como andam suas vendas?” Independente da empresa, não é difícil de imaginar um gerente questionando o vendedor sobre o seu desempenho e metas.

A cobrança é diária, semanal, mensal e sempre estará presente no mundo corporativo. Todavia, esta pergunta leva a outro questionamento: “Quais as ferramentas que a empresa fornece para auxiliar nas vendas?”

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Para aumentar as vendas, quais ferramentas você usa?

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É essencial contar com as ferramentas de vendas adequadas. Sua empresa precisa produzir mais e automatizar a gestão, proporcionando mais visitas diárias da equipe comercial. A tecnologia também auxilia para priorizar o tempo para que você, gestor, analise melhor as oportunidades.

Mas como tomar decisões no dia a dia? É preciso pensar fora da caixa!

Você possui uma ferramenta que gera relatórios de históricos de vendas de seus clientes? Consegue garimpar informações preciosas dos clientes para atingir os resultados em vendas? Conhece ferramentas de automação de marketing, comunicação, CRM, AFV (automação da força de vendas)?

Tudo isso faz a diferença porque quando se está na frente do cliente, você precisa tomar decisões rápidas. Isso garante que você tenha uma maior margem de preço durante uma negociação ou de uma competição ferrenha com um concorrente. Para conseguir cada vez mais negócios, é preciso disponibilizar ferramentas de vendas alinhadas com as regras de negócio da empresa.

 

Produtividade = mais vendas!

Com ganho de produtividade através do uso das tecnologias certas, as metas traçadas pelos gestores são mais facilmente atingidas. É por isso que a pergunta correta deveria ser: “E as ferramentas disponíveis, como estão?” Com uma linha de boas atitudes, você pode ampliar o seu modelo de negócio adicionando ferramentas de automação de força de vendas.

Seja de vendas ou de marketing, a integração entre as interfaces de mobilidade para os times de campo, suas interfaces com ERPs (software de gestão das empresas), são estes os ingredientes para as boas práticas e estratégias de mobilidade corporativa. Automação da Força de Vendas, como times de alta performance, este é o modelo maduro que precisamos buscar, mesmo que ainda no formato tradicional, carregando uma mala pesada, com diversos demonstrativos de produtos, com um smartphone e uma aplicação podemos executar diversas tarefas priorizadas. Será muito mais produtivo!

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Conhece os softwares da Sovis?

Automação da força de vendas, gerenciamento de ordens de serviço, automação de vendas assistidas, gerenciamento de parques de iluminação pública… A Sovis conta com soluções completas. Aqui você tem uma empresa aliada para fazer seu negócio decolar no caminho certo! Confira todos os sistemas disponíveis para implementação:

 

 

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2 comentários “Como andam suas vendas no mercado?

  • Ricardo, concordo com você, mas o que mais pesa nestas cobranças, é que geralmente quem fica no cargo de cobrar metas, geralmente nunca pegou numa pasta, nunca visitou mais de dez clientes na vida, não sabe o que significa “xaveco” mas ganhou o cargo e mete o relho no profissional de vendas. Pois as metas tem que ser cumpridas, e dane-se o cara que está na rua! Acredito que as empresas deveriam repensar estas cargos, colocar gente que tem calo nas mãos de carregar a pasta, pois este profissional saberá lidar com uma equipe, saberá dar o gas necessario no momento que o profissional estiver lá naquela cidadezinha no único hotel e meio derrubado, esta hora só quem já patrolou estrada a fora , saberá levantar o cara e ainda mostrar que ele pode e deve colocar uma, duas ou três vendas pela manhã do proximo dia. Mas infelizmente os que tem o chicote na mão , não conhece o mundo das vendas, ele só sabe cobrar cotas, mas não entende nada da vida do profissional de vendas. Grande abraço.

    • Caro Vitor, concordo totalmente com sua colocação, não existe gestor melhor que aquele que entende perfeitamente oque esta ocorrendo com seu time de vendas, bem como o gestor que já colocou a mão na massa em todos os processos. Por isto que o gestor deve ter capacidade de mensurar as metas e ter a capacidade de colocar metas atingíveis para sua equipe. Outro item super importante e todos gestores devem ficar atentos, são nas dores de seu time de vendas, estas podem trazer redução da capacidade de vendas. O gestor deve sempre atuar e ajudar o seu time em todos os sentidos, sempre de olho na meta traçada. Agradeço seu comentário e continue acompanhando nossos posts, abraço e boas vendas.

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