Empresa de software: o que preciso saber antes de contratar?

Contar com uma boa empresa de software pode, de fato, resolver problemas cotidianos do seu negócio. Mas todo cuidado é pouco na hora de escolher o programa que irá aumentar substancialmente os lucros da sua empresa e ainda por cima reduzir despesas. Separamos abaixo algumas dicas para você analisar com calma e atenção antes de contratar uma empresa de software.

5-vantagens-de-mobilizar-sua-equipe-de-vendas-interna Empresa de software: o que preciso saber antes de contratar?

Busque por referências ao procurar uma empresa de software

Antes de iniciar as tratativas com uma empresa de software, faça uma boa pesquisa sobre o histórico do empreendimento e dos clientes atendidos. Se ainda sentir-se inseguro, entre em contato com os usuários do serviço e questione a qualidade do atendimento. Saiba se a contratação realmente solucionou os problemas ou se trouxe mais dores de cabeça.

É fundamental conhecer de perto o trabalho da companhia. Pois assim como ela pode potencializar a produtividade do seu negócio, também pode lhe causar prejuízos. A diferença entre um extremo e outro está na observação e na escolha precisa do serviço.

Blog: Sovis 10 anos de uma história de inovação

 

Saiba se realmente necessita de um software

Esse passo é importante, porque você pode estar adquirindo um software simplesmente sem necessidade, o que pode gerar um custo a mais para você. Algumas perguntas podem ajudar nessa decisão:

  • Você tem conseguido administrar desde as finanças até o setor de vendas da empresa com sucesso?
  • O acesso às informações importantes é rápido e acessível a qualquer funcionário?
  • Sua empresa consegue atender todos os clientes e manter o nível de qualidade?

Questione-se agora mesmo!

 

Explique com detalhes o que você precisa para a empresa de software

OK, digamos que você chegou à conclusão de que um software pode realmente ajudar o seu negócio a crescer. Perfeito. Agora, explique para a empresa de software exatamente o que você precisa e quais funcionalidades do programa serão as mais úteis para o empreendimento.

O segundo passo é identificar em quais operações a sua empresa mais carece do produto. Dessa forma, será possível moldar o programa de acordo com as ferramentas mais interessantes ao seu empreendimento. Os softwares são oferecidos com um leque impressionante de funcionalidades. Entretanto, você pode terminar pagando a mais por opções que talvez nunca use. Não corra esse risco e verifique as possibilidades de personalização com a empresa antes de efetivar a contratação.

Blog Sovis: guia de boas práticas de precificação para empresas

 

Questione sempre

Após o primeiro contato com a empresa de software, há ainda muito o que planejar para que o processo de adoção do programa seja um sucesso. Pergunte se o software é de fácil manuseio. Assim, você já sabe se terá que investir ainda mais dinheiro com a capacitação dos funcionários. Lembre-se de que um bom software é de uso simples e prático.

Pergunte também sobre o custo total da instalação, se haverá gastos com atualizações e manutenções. Não se esqueça de checar se a empresa selecionada prestará o devido suporte. Não há nada pior do que um problema no programa e você ter que esperar um ou dois dias inteiros para o reparo.

Essas são algumas dicas importantes para contratar a empresa de software ideal para o seu negócio. Se quiser saber mais a respeito dessas e outras boas práticas de gestão, leia sobre a importância da precificação para o sucesso do seu empreendimento. Deixe também o seu comentário sobre o post. Queremos muito saber a sua opinião!

Aproveite e siga a Sovis nas redes sociais:

Facebook

LinkedIn

Deixe um comentário