Equipe de vendas: 5 pilares de uma equipe de alta performance

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Olá aqui é o Marcos Oliveira, hoje vamos falar sobre Equipe de vendas!

Sabemos o quanto é complicado contratar profissionais hoje em dia para compor uma equipe de vendas, sabemos também como é frustrante ter este profissional na equipe e não conseguir extrair dele o resultado que você espera e precisa para os seus negócios.

Uma equipe de vendas de alta performance é imprescindível para o sucesso da sua empresa. Você sabe muito bem que uma equipe de alto nível de desempenho não acontece naturalmente e não se desenvolve sozinha. É preciso de empenho, direcionamento certo e muito esforço, além disso existe ainda o processo de evolução contínua em treinamento e ajustes estratégicos por perfil comportamental.

É certo que estamos falando de algo complexo, mas a boa notícia é que estamos falando de algo plausível de realização.

Quem consegue administrar bem as pessoas na sua organização tem a chave do sucesso em suas mãos.

Por isso preparamos para você este material com os 05 pilares que, colocados em prática com dedicação, irão transformar seus colaboradores em pessoas preparadas para realizar mais e trazer melhores resultados de uma vez por todas.

1º APOSTE NOS LIDERES E COBRE RESULTADOS

Seus líderes são responsáveis pelo crescimento ou pelo desmoronamento da equipe. Não basta ter um bom time, escolher bem os colaboradores é um fator importantíssimo, considerar a experiencia profissional, o que esta pessoa quer trabalhando em sua empresa e onde ela pretende chegar. Você pode contratar o melhor profissional do mercado, mas se a sua liderança não souber aproveitar e direcionar o seu potencial, as coisas não vão acontecer da maneira que você espera e a frustração pode chegar a sua equipe de vendas diminuindo o desempenho consideravelmente.

Treine seus líderes, diga a eles exatamente o que você espera, passe para eles qual é o planejamento estratégico da empresa, envolva todos os líderes de todos os setores sempre que for tratar de algum assunto importante para a empresa. Alinhe as cabeças e coloque todos no mesmo barco decidindo e discutindo as melhores soluções para cada problema que precise de solução. Desta forma eles saberão exatamente o que passar para a equipe e o que cobrar deles para alcançar aquilo que é o objetivo comum.

É muito comum a empresa não conseguir alcançar os objetivos por ter algumas pessoas trabalhando em direções opostas, e isto por vezes não é culpa delas, falta sinergia entre os indivíduos. Quando você envolve os líderes, seus liderados trabalharão com o mesmo propósito e será muito mais fácil e muito mais rápido alcançarem as metas e os objetivos que você espera.

Um dos maiores desafios para o líder é não ser um sabotador mesmo que inconscientemente. Sendo líder você é referência e impacta diretamente no encorajamento dos seus liderados, você tem que ser o maior incentivador de todos que estão ao seu redor, então é importante que você cuide primeiro da sua motivação pessoal, nós que estamos na liderança somos muito cobrados pelos resultados pelo nosso comportamento e atitudes.

2º SEUS COLABORADORES QUEREM SABER SE VOCÊ SE IMPORTA COM ELES

Se esforce para conhecer a realidade vivida por cada um de seus colaboradores, hoje em dia as pessoas buscam empresas que, além de dar oportunidade de crescimento profissional e um salário interessante, também o trate como uma pessoa e não mais de forma fria ou indiferente.

O ambiente de trabalho impacta diretamente na qualidade dos resultados, você deve conhecer profundamente cada um, seus sonhos, suas dificuldades, sua família e não é só isso, você deve estar aberto a discutir e ajudar cada um na medida do possível a resolver algum problema particular que ela tenha. Quando o colaborador perceber que você tem interesse em ajuda-lo não só no profissional, mas também no pessoal, você consegue dele uma forma de compromisso que gera lealdade, e você sabem bem que lealdade é coisa rara hoje em dia.

Quando se tem um bom clima organizacional consegue-se resultados diferenciados e cria-se uma pré-disposição para o surgimento de ideias, além disso alguns problemas são atingidos na raiz. Quando se tem o foco em pessoas a equipe de vendas acaba adquirindo um grau de maturidade e comprometimento.

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3º ACELERE A EQUIPE MANTENDO A MOTIVAÇÃO EM ALTA

Vendedores são por natureza pessoas motivadas, mas mesmo assim são seres humanos e estão suscetíveis a altos e baixos. Vendedores são a cara da sua empresa, são eles que estão a campo visitando os clientes todos os dias e suas atitudes, comportamentos e empatia vão dizer como sua empresa é.

Quando sua equipe comercial está desmotivada o impacto nos resultados das vendas é perceptível, mas o bom é que existem caminhos para mantê-los motivados.

Um bom caminho para o ganho de desempenho é a capacitação, cursos e treinamentos funcionam muito bem para manter a equipe acelerada. Uma observação que faço é que os treinamentos devem ser realizados principalmente em tempos de baixa no faturamento, pois esse é o período em que o vendedor pode estar dando o seu melhor e se as metas não são alcançadas a frustração pode chegar.

Outra dica para manter a motivação é quebrar as metas principais em várias metas menores. Metas semanais e metas diárias são melhores para a equipe de vendas, pois mesmo que não sejam alcançadas algumas vezes, são mais fáceis de recuperação, pois todos os dias ou todas as semanas elas se renovam.

Reconheça os caras que estão se esforçando e os caras que estão batendo as metas, coloque esses top five vendedores para falar um pouco como organizam seu tempo, quais ações estão realizando e que estão fazendo a diferença no atingimento da meta. O exemplo dos melhores são o combustível para os que ainda não estão chegando lá ou os que tem muitos altos e baixos nos resultados.

4º COBRE RELATORIOS DE DESEMPENHO DA EQUIPE DE VENDAS

Sabemos muito bem que a maioria dos vendedores não gostam de preencher relatórios das atividades. Esse hábito precisa ser criado dentro das organizações, o preenchimento dos relatórios da equipe de vendas precisa ser apresentado e analisado junto com eles, mostrando o valor que isso tem e o peso que representa nos resultados da empresa, mas não caia no erro de usar os relatórios como uma ferramenta para chamar a atenção ou repreender o time, pois isso vai fazer com que eles aumentem a aversão a preenche-los. Importa que se apresente junto com a análise, algumas possibilidades de melhoria, sugestões de ações e que fique claro para a equipe de vendas que este relatório está ajudando a melhorar o resultado individual e não serve apenas de cobrança.

Não crie planilhas complexas e burocráticas, encontre uma ferramenta de uso diário que facilite a vida do vendedor quando for preencher os relatórios, de preferência que essa solução seja acessível em dispositivos móveis. Pense sempre na otimização dos resultados.

5º AJUDE O VENDEDOR A VISITAR MAIS

Se perguntar para qualquer um da sua equipe de vendas a formula para vender mais ele dirá “visitar mais”. Existe uma preocupação muito grande no meio de vendas que é melhorar o número de visitas, em tempos em que a máxima, “tempo é dinheiro” está mais viva do que nunca, você precisa fornecer ferramentas que possibilitem ao vendedor visitar o máximo possível de clientes em um único dia, pois isso aumentará consideravelmente o número de positivações.

Encontre ferramentas que possibilitem criar uma rota de visitas diárias, selecione os melhores trajetos, trajetos mais curtos possíveis para deslocamento. Outro ponto importante é que você faça uma segmentação da sua carteira com clientes de alto, médio e baixo potencial de compra, quando fizer essa matriz, separe os esforços em cada grupo de cliente, como número de visitas, e até mix de oferta de produtos, tem clientes que possuem baixo potencial e por vezes, mesmo que possa parecer doloroso, você precisa demitir este cliente e centralizar seus esforços onde exista a possibilidade real de negócios mais rentáveis, pense e mantenha saudável a sua rentabilidade por cliente.

Muito bem, estes foram os 5 pilares que se bem aplicados podem fazer seus vendedores venderem mais e melhor, o aumento do desempenho tem que vir acompanhado na alta da rentabilidade, de nada adianta sair fechando pedidos por aí se no final estão queimando seus lucros.

Espero que você tenha gostado, não esquece de cometar sua opinião sobre o assunto e dar sugestões de conteúdos.

Quero convida-lo a conhecer as ferramentas da SOVIS, no site você vai encontrar soluções de mobilidade que vão te ajudar e muito na obtenção dos resultados da equipe de vendas.

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