O time de vendas é um dos principais geradores de receitas de uma empresa. E este é, sem dúvidas, o maior motivo pelo qual os gestores devem se preocupar com o treinamento e a capacitação dos colaboradores. No entanto, não é incomum notar casos em que o treinamento não surtiu o efeito esperado. Além disso, em alguns casos, o treinamento pode não surtir o efeito esperado em busca de melhores resultados. Pensando nisso, no post de hoje do blog você fica por dentro de algumas dicas que para potencializar o treinamento do time de vendas. Confira!
Blog da Sovis: 5 dicas para mobilizar a sua equipe de vendas e faturar mais
O que você vai encontrar nesse artigo:
1 – Time de vendas: saiba quais são as suas necessidades e procure alinhá-las com foco no resultado
Esse é o ponto principal a ser observado antes mesmo de iniciar qualquer treinamento junto ao time de vendas. Primeiramente, é preciso identificar quais são as metas e o que é esperado do time com relação a esses objetivos. Feito isso, é necessário identificar quais são os pontos a melhorar e quais características o time de vendas precisa desenvolver para alcançar as metas estabelecidas.
O ideal é que isso seja feito com cada membro da equipe separadamente. Desta maneira será possível identificar quais são os principais pontos fortes e fracos de cada um. Assim como, também identificar qual treinamento surtirá melhor efeito. Conhecendo bem a equipe, é mais fácil identificar quais esforços serão necessários aplicar no treinamento.
2 – Tenha processos bem definidos
Outro passo importante na hora de aprimorar os resultados, é estabelecer processos de vendas. Quando se trata de melhorar processos e alcançar metas ainda maiores, esse é um dos pontos principais.
Mas atenção: definir processos não significa limitar o time de vendas. Quer dizer que, com isso, os vendedores tenham um guia, pelo qual podem pautar suas ações no dia a dia. Quando a empresa possui tarefas bem organizadas, além de administrar melhor a rotina e oferecer um direcionamento sobre o que deve ser feito, ela tem melhores condições de avaliar e medir a performance de cada colaborador, usando os mesmos critérios.
3 – Conheça os produtos ou serviços e os temas relacionados a eles
Qualquer treinamento, por mais planejado e desenvolvido que seja, pode acabar sendo ineficaz quando os vendedores não possuem o conhecimento necessário sobre o que ele está oferecendo aos seus clientes.
Isso acontece porque a grande maioria dos treinamentos aplicados estão mais voltados ao desenvolvimento de habilidades técnicas do que ao aprendizado do produto. No entanto, é necessário ter essa preocupação, pois é notório quando um vendedor repete argumentos e não consegue aprofundar tanto no assunto.
Neste ponto, podemos citar a utilização de uma ferramenta focada em vendas no dia a dia do seu time, o SOVIS/FV. O software de automação de vendas é um sucesso porque coloca na palma da mão dos vendedores aquilo que precisam. Informações técnicas corretas referentes ao produto, catálogo digitalizado com fotos para que o vendedor tenha um acesso rápido para liberar todo o processo de vendas e muito mais!
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Realizar treinamentos com o time de vendas é necessário para que as suas habilidades sejam desenvolvidas. Assim como para que a equipe consiga adquirir um maior conhecimento. Mas, além da preocupação com o conteúdo, é preciso encontrar formas que contribuem para que o treinamento seja eficaz. Hoje citamos algumas delas, mas o gestor pode (deve) identificar suas necessidades. Assim será possível aplicar outras ações que mais se adéquam à sua equipe.
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