3 estratégias para distribuidores que querem vender pelo WhatsApp

Vender pelo WhatsApp

Pela popularidade, você deve imaginar que o WhatsApp é o aplicativo mais usado pelos brasileiros. Inclusive ele carrega o título de ‘aplicativo preferido’ de 68% dos usuários.

Não à toa, o app deixou de ser apenas uma rede social de bate-papo para ganhar atributos como catálogo online, um modelo Business para empresas e funcionalidades que visam facilitar a vida de quem quer fazer negócio dentro do aplicativo.

Se você ainda não usa o WhatsApp para vender ou se já está usando, mas não está tendo o resultado esperado, construímos este artigo para sugerir estratégias para você e para os vendedores da sua distribuidora usarem e venderem pelo WhatsApp.

Como vender pelo WhatsApp: comece pela versão business

Ao decidir fazer vendas pelos WhatsApp, muitos negócios acabam utilizando a conta que já era usada na empresa para comunicações breves com clientes, fornecedores ou até internamente, sem antes transformá-la numa conta comercial.

E este é o primeiro passo que a sua distribuidora deve adotar para vender pelo Whats: utilizar a versão business, que possui funcionalidades que otimizam o uso das empresas.

No WhatsApp Business o perfil passa a funcionar como um cartão de visitas, por isso, é necessário preencher os campos e informações corretamente, já que ele será um ponto de identificação para dos clientes.

Outro detalhe é que os usuários saberão que estão conversando com uma conta comercial, o que gera mais confiança e faz as pessoas se sentirem mais seguras sabendo que estão realmente falando com um negócio profissional.

Mais um benefício para sua distribuidora é que o WhatsApp Business permite que você utilize um telefone fixo para contato. Ou seja, você pode utilizar o telefone que os clientes já estão familiarizados com número para criar um perfil comercial.

DICA
Independente do número de vendedores que a sua distribuidora possui, priorize utilizar números de celulares fornecidos pela sua empresa e não os números pessoais.

Além de ser fundamental para controle da sua carteira de clientes, isso evita que os contatos profissionais acabem se misturando com a agenda pessoal dos vendedores – o que pode dificultar MUITO as coisas para aplicar estratégias.

Além disso, atualmente já existem diversas APIs de integração que possibilitam que você controle diversos números de telefone através de uma plataforma ou ferramenta única.

WhatsApp Business, número comercial e padrão de comunicação

Mesmo nos negócios que têm uma cultura empresarial muito bem definida, é natural que vendedores com personalidades diferentes também tenham formas diferentes de falar e se comunicar.

Por isso, quando você adota um canal de comunicação como o WhatsApp, é indicado criar uma cartilha de comunicação para os vendedores.

A cartilha pode orientar sobre as práticas e postura da empresa, além de reforçar normas de ortografia e escrita.

Afinal, depois de muito tempo escrevendo de maneira informal em conversas pessoais, é normal que as pessoas acabem incorporando abreviações e deixem de utilizar pontuações nas conversas digitais, mesmo nos ambientes profissionais.

Por fim, agora que você já sabe como e por onde começar, vamos para as estratégias que você pode colocar em prática!

3 estratégias para vender pelo WhatsApp

Enquanto para as empresas é natural possuir o telefone, e-mail e outros dados cadastrais bastante pessoais (como CPF e RG) que facilitam o contato com os clientes, do outro lado, para os clientes poucas coisas são mais incômodas do que receber ofertas e promoções que não foram solicitadas.

Nessa hora, criar uma estratégia que desperte interesse, ou que ao menos seja relevante, é primordial para que o seu número não seja bloqueado ou vá parar numa lista de spam.

Abaixo, explico três estratégias que você pode utilizar como base para iniciar as vendas pelo WhatsApp aí na sua distribuidora.

Conteúdo

Sabe todas as vezes que você foi a uma loja procurar um produto, analisar modelos e comparar preços, mas o vendedor insistentemente ficou oferecendo opções sem considerar suas necessidades e sem dar abertura para você fazer isso de maneira autônoma?

Saiba que é facinho reproduzir esse comportamento no ambiente digital, principalmente numa conversa privada no WhatsApp.

Por isso, antes de sair oferecendo produtos, marcas, descontos ou parcelamentos, que tal pensar numa estratégia de conteúdo para a sua distribuidora?

Os conteúdos são uma ótima maneira de se aproximar e mostrar que a sua distribuidora tem informações relevantes para compartilhar.

Você pode falar sobre:

  • Maneiras de organizar o estoque
  • Comparar produtos e o custo benefício entre eles
  • Aprofundar as informações sobre as marcas e origem dos itens que você vende
  • Dar dicas que podem auxiliar seus clientes no dia a dia a frente dos negócios

Para que isso funcione bem, experimente criar um cronograma que possibilite entender a maturidade dos clientes que estão recebendo os conteúdos, assim você vai conseguir analisar melhor o momento de iniciar uma conversa para vender.

Outro bom motivo para criar um cronograma é que você não vai querer enviar para aquele cliente que acabou de chegar, o mesmo email que você encaminhou para o cliente que já está há três meses recebendo um conteúdo por semana, numa fase muito mais avançada.

O que nos leva às listas de transmissões, a próxima estratégia do nosso artigo.

Lista de transmissão

Os grupo de WhatsApp costumam ser efetivos em muitas situações. Porém, podem ser bem desagradáveis em outras.

É que muitas pessoas não gostam de estar neles, não conseguem acompanhar conversas ou debates por falta de tempo e podem acabar perdendo links, conteúdos e informações relevantes enviadas pela sua distribuidora.

Sem contar que sem um moderador presente o tempo todo, é muito fácil que um grupo saia do controle com debates, discussões e assuntos que saem do propósito.

Dessa forma, as listas de transmissão aparecem como uma ótima solução, pois elas possibilitam organizar os contatos em grupos.

Ao criar listas, você classifica os contatos de maneira organizada – e isso será fundamental a curto, médio e longo prazo!

O principal objetivo das listas é explorar essa função que organiza os contatos por grupos para mandar mensagens certas, persuasivas e atenciosas para obter o máximo possível de retorno de quem está recebendo.

Ou seja, invista na organização dos contatos!

Crie estratégias para coletar números de telefone

Com uma estratégia bem definida para vender pelo WhatsApp, é hora de explorar esse canal!

Utilize as outras redes sociais, o site e blog da sua distribuidora para coletar mais números de telefone para as suas listas de transmissão.

Mas lembre-se de informar as pessoas sobre a verdadeira finalidade daquele cadastro. Você pode usar estratégias como: 

  • Cadastre seu número de telefone para receber conteúdos personalizados direto no WhatsApp e ganhe 10% na sua primeira compra.
  • Gostou do que viu no blog? Receba as publicações em primeira mão cadastrando seu número de WhatsApp aqui.
  • Receba as ofertas da nossa distribuidora diretamente no WhatsApp. Clique aqui para se cadastrar na nossa lista de Ofertas do dia.

Percebe como você pode criar listas de transmissão com fins diferentes e usar essa estratégia nos outros canais para se aproximar dos possíveis clientes?

Vender pelo WhatsApp: uma estratégia possível

O WhatsApp não é apenas uma rede social para trocar mensagens, imagens e brincadeiras.

É possível usar a familiaridade que os usuários já tem com app a favor do seu negócio, tornando as vendas mas diretas e a comunicação muito mais próxima do cliente.

Mas para que isso funcione bem, é necessário seguir regras e criar estratégias, pois a venda pelo WhatsApp não vai funcionar sem organização!

Nós criamos esse conteúdo a partir de uma tendência que se mostra interessante para muitos dos nossos parceiros.

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