Os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, são praticamente indispensáveis na vida de muitas pessoas. Por isso, a expansão mobile, que, há alguns anos, era apenas uma tendência, hoje, se tornou realidade. E a tendência é ainda mais crescimento no futuro.
Com números expressivos e, até certo ponto, surpreendentes, a tecnologia mobile provocou uma revolução em vendas online. Hoje, tornou-se muito mais do que uma ferramenta e um canal comercial. Exemplo disso é o papel imprescindível que essa tecnologia tem ganhado em empresas de todos os portes.
O que você vai encontrar nesse artigo:
Oportunidade única no mundo mobile
Para se ter uma ideia, o mobile foi responsável por 14% das transações no e-commerce brasileiro somente no primeiro trimestre de 2015, criando uma expectativa de que possam alcançar os 22% de compras online até o fim do ano, segundo a pesquisa State of Mobile Commerce, realizada pela Criteo.
Nos EUA, os dispositivos móveis são responsáveis por mais de 30% das transações. Além disso, correspondem à efetivação de mais de 40% das vendas dos principais varejistas do país.
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Diante desse cenário promissor, essa tecnologia se configura como uma oportunidade única. É uma ótima estratégia para empresas conquistarem novos clientes e aumentarem seus lucros.
Isso é possível graças ao fato de os dispositivos móveis fazerem parte de todo o processo de compra. Desde a descoberta e a exploração de novos produtos ou serviços, passando pela comparação de preços e formas de pagamento, chegando à efetivação da compra, até os serviços de pós-venda.
A maioria dos consumidores também utiliza os meios mobile para diversos fins. Por exemplo, para compartilhar com amigos e conhecidos suas experiências positivas e negativas sobre os produtos adquiridos.
Modelo de negócios
O mobile, já há algum tempo, deixou de ser um mero canal de vendas. Hoje é um prático, ágil e eficiente modelo de negócios. Inclusive, com o poder de impactar nas vendas e influenciar na experiência produzida por elas como um todo.
De acordo com a pesquisa da Criteo, que avaliou 1,4 bilhão de compras feitas online, 10% dessas transações foram efetivadas via smartphone e 4% por tablets. Entre os segmentos com maior destaque, estão o ‘Travel’ e o ‘Moda e Luxo’, com a categoria ‘Home’ em franco crescimento de vendas por meio dessas plataformas móveis.
Dentre os fatores que mais contribuem para essa mudança do comportamento dos consumidores e, por consequência, do cenário varejista global, está a possibilidade de maior relacionamento entre empresas e clientes via dispositivos.
Esta relação acontece, sobretudo, por meio dos aplicativos. Os apps, que chegam a gerar mais de 50% das receitas de empresas de e-commerce, e por meio de sites responsivos, configurados para funcionar adequadamente nos dispositivos móveis.
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Esse estreitamento de relações e a interação entre ambas as partes, sem dúvidas, colabora com a fidelização e a satisfação de clientes. Também aumenta a credibilidade de marcas e empresas, tornando-as mais confiáveis aos olhos dos consumidores.
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Apesar de toda a revolução em vendas e dos bilhões gastos em compras a partir de dispositivos móveis, alguns empresários e executivos ainda não investem grandes quantias em ferramentas para esse modelo de negócios. O que muitos não sabem é que existem produtos específicos para auxiliar nessa transição.
Uma dessas soluções de vendas assistida, o SOVIS/VA, desenvolvido pela Sovis, tem por objetivo unificar e rodar de maneira integrada todos os softwares de gestão de uma empresa. Esta ferramenta agiliza o processo de pré-venda interna, por meio de dispositivos móveis, otimizando o relacionamento com os clientes e potenciais consumidores, ao satisfazer suas necessidades de maneira rápida e objetiva.
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Agora, você já sabe o porquê de a tecnologia mobile ser muito mais do que um canal comercial. Afinal, essa tecnologia provocou uma verdadeira revolução em vendas.
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