Treinar a equipe de vendas: Aprenda com essas 5 dicas

Mais importante do que oferecer bons produtos ou serviços, é ter uma equipe de vendas que saiba como vendê-los. Isso é importante porque, mesmo que alguns colaboradores possuam mais facilidade do que outros, é preciso que toda a força de vendas aumente a eficiência para que o seu negócio atinja sempre suas metas. Justamente por isso que treinar a equipe de vendas é umas das estratégias mais eficazes hoje em dia.

É fundamental capacitar seu time e treiná-lo para que o desempenho alcance níveis de excelência. Para tal, não basta apenas enviar e-mails e organizar reuniões com todos os colaborares envolvidos nos processos e venda. É preciso ir além e planejar etapas conforme os perfis das pessoas, de acordo com a expectativa dos clientes, produtos disponíveis e muito mais. Confira abaixo como treinar a equipe de vendas com 5 dicas incríveis!

 

1 – Conhecer bem o produto é fundamental ao treinar a equipe de vendas

ico-destinonegocio-activos-y-pasivos-istock-getty-images-849x4305-1030x1030 Treinar a equipe de vendas: Aprenda com essas 5 dicas

Ao decidir treinar a equipe de vendas, certifique-se que o time conheça como seu produto funciona e compreenda cada vantagem que ele pode trazer para o consumidor.

Mantenha os colaboradores atualizados sempre que possível sobre a chegada de novos itens. Forneça dados e as informações referentes a tais produtos sempre que tiver a oportunidade, ou seja, não omita detalhes que podem fazer a diferença em uma futura venda. Quanto mais informações a sua equipe de vendas tiver, mais fácil será convencer os clientes sobre os benefícios da mercadoria ou do serviço.

Blog Sovis: 5 dicas para mobilizar a sua equipe de vendas e faturar mais

 

2 – Ter intimidade com a ferramenta de vendas

ico-destinonegocio-activos-y-pasivos-istock-getty-images-849x4305-1030x1030 Treinar a equipe de vendas: Aprenda com essas 5 dicas

Não espere que o cliente entenda como seu site de vendas funciona se nem a sua equipe consegue utilizá-lo. É crucial que os colaboradores dominem as ferramentas de vendas para que consigam acessar dados diferenciais ao buscarem novos consumidores. Outro detalhe importante ao treinar a equipe de vendas: não pense que este trabalho é demorado ou perda de tempo. Muito pelo contrário! Você ganha minutos importantes ao capacitar a sua equipe. Isso é um investimento.

Por falar em ferramenta de vendas, você conhece o SOVIS/FV? Este é um software de automação de força de vendas que amplia a capacidade de atendimento dos seus colaboradores. Com o sistema em mãos, você:

  • Aumentará as vendas da empresa e a capacidade de atendimento.
  • Estabelecerá processos de vendas e otimizará toda a operação comercial.
  • Padronizará a gestão comercial, valorizando assim a imagem da empresa.
  • Poderá monitorar indicadores que auxiliam na tomada de decisão.
  • Garantirá a segurança dos dados na nuvem, sem necessidade de investimento em infraestrutura.

 

3 – Incentivar a troca de experiências

A palavra da moda no mundo dos negócios é colaboração. Em uma sociedade em que cada pessoa pode colocar a sua opinião nas redes sociais sobre qualquer assunto e debater com outras, a troca de observações e ideias é um grande atrativo.

Na sua empresa, não pode ser diferente! Estimule a troca de experiências ao treinar a equipe de vendas. As dificuldades de uns podem ser as mesmas de outros, assim como um colaborador pode ter achado a solução para um contratempo enfrentado por mais de um profissional.

Blog Sovis: 4 dicas para aumentar a eficiência de sua força de vendas

Você também pode participar desse processo! Marque reuniões periódicas e chame a sua equipe de vendas para colaborar com o desenvolvimento de estratégias de vendas do seu negócio.

 

4 – Construir uma boa relação com os clientes

ico-destinonegocio-activos-y-pasivos-istock-getty-images-849x4305-1030x1030 Treinar a equipe de vendas: Aprenda com essas 5 dicas

A relação da empresa com o cliente não termina com a efetuação da compra. Ela começa aí! Portanto, garanta que a sua equipe de vendas compreenda essa definição e construa uma relação sólida com os consumidores. Ser cordial, prestativo e atencioso, mesmo após a venda, é fundamental para que a sua empresa crie uma clientela fiel.

 

5 – Capacitar sempre

ico-destinonegocio-activos-y-pasivos-istock-getty-images-849x4305-1030x1030 Treinar a equipe de vendas: Aprenda com essas 5 dicas

Treinar as equipes de vendas nunca é demais. Sempre que possível, promova palestras e eventos de capacitação para os colaboradores se manterem atualizados em relação às novas práticas do mercado. E não adianta organizar eventos com longos intervalos sem garantir que sua equipe pratique o conteúdo que foi visto. Exija que seus profissionais de vendas coloquem em prática o que foi estudado e mantenha discussões regulares para saber se os ensinamentos surtiram efeitos.

 

Conte com a Sovis e aumente suas vendas

Outro fator que contribui para o treinamento da equipe de vendas é a tecnologia. Com o SOVIS/FV você disponibiliza uma ferramenta moderna, prática e segura para que seus colaboradores possam conhecer mais sobre os produtos da empresa e as rotinas necessárias durante uma venda e atendimento ao cliente. É um software completo que irá influenciar diretamente no aumento das suas vendas.

 

SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO DO SOVIS/FV!

 

Acompanhe a Sovis nas redes sociais oficiais:

Facebook

LinkedIn

Deixe um comentário