Força de vendas: 4 dicas para aumentar a eficiência das suas equipes

Faturar mais é uma necessidade cada vez mais urgente no mercado de hoje. É por isso que sua empresa deve contar com uma política de força de vendas eficaz. Adote estratégias personalizadas ao seu negócio e trabalhe de acordo com a realidade do seu segmento. Estabeleça metas alcançáveis, conceda premiações, invista em treinamentos periódicos e mensure os resultados da equipe comercial. Com estas e outras ações, com o tempo, sua força de vendas começará a apresentar resultados satisfatórios.

Em momentos de incertezas e muita disputa no mercado, o grande desafio de uma empresa é aumentar a eficiência da força de vendas. Você, como gestor comercial, sabe melhor que ninguém disso e também tem plena consciência do papel que lhe cabe dentro deste cenário. Incentivar a equipe para obter melhores resultados, motivar os colaboradores, promover integração e por aí vai. É um trabalho complexo, mas que pode garantir resultados positivos.

É por isso que você sempre deve ficar por dentro das principais dicas para aumentar a eficiência da sua força de vendas, não é mesmo? Se você também concorda, o post de hoje é sob medida para você. Confira na sequência quatro dicas que separamos para você aplicar estratégias e tecnologias na automação de suas vendas. Confira!

Blog Sovis: Tire de vez as suas dúvidas sobre vendas!

 

1.Definição de metas: pontapé da força de vendas

Para ter uma força de vendas eficiente, é preciso trabalhar com metas que possam ser alcançadas. O raciocínio é simples: a equipe comercial trabalha com mais dedicação e cuidado, procurando a venda, quando sabe que pode atingir os objetivos traçados pela empresa. Caso contrário, com metas inatingíveis, os colaboradores podem desanimar e qualidade do serviço pode cair drasticamente, puxando para baixo os números no final do mês.

Estabelecer metas alcançáveis é o princípio básico de toda área comercial. Além de funcionar como um indicador de performance e produtividade, a meta comercial motiva e direciona o time de vendas. Para estabelecer metas palpáveis é necessário planejar e projetar o crescimento financeiro da empresa mantendo a sustentabilidade.

Uma boa dica é aproveitar as reuniões de área para unir o grupo em torno dos objetivos da empresa. Esta é uma ótima oportunidade para compartilhar os indicadores de desempenho e apresentar os números da empresa. Como resultado, a curto e médio prazo, a força de vendas da empresa é incentivada de forma direta e muito mais efetiva.

 

2. Política de comissões

Mesmo sendo uma prática comum no mercado, muitas empresas ainda não trabalham com comissões e bonificações para os profissionais da equipe comercial, o que é um erro de estratégia e que pode influenciar na performance dos vendedores internos e externos. A força de vendas de qualquer negócio apresenta melhores resultados quando existe uma política clara de premiações por metas alcançadas.

Um grande de erro de empresas que não têm o espírito de vendas desenvolvido é fornecer salários sem comissões, bonificações ou premiações. É mais do que justo recompensar os colaboradores pelo esforço. Desta forma, a sua empresa cria condições para que o time cresça de modo gradativo, superando os próprios números.

Blog Sovis: Ampliando sua capacidade de vendas através da mobilidade

E quando falamos de força de vendas, uma estruturada e clara política de comissões é essencial. O time comercial rende mais e naturalmente se mostra mais disposto a arriscar e buscar a venda. Assim, com o passar dos dias, os resultados vão aparecendo e o faturamento começa a crescer.

 

3. Treinamentos

Atualização profissional é indispensável em um mercado cada vez mais concorrido, isto independentemente do segmento de atuação da sua empresa. É por isso que os profissionais envolvidos na força de vendas devem passar por treinamentos externos e internos para se manterem em sintonia com o que os clientes exigem. Uma boa dica dentro deste cenário é promover treinamentos internos com todas as áreas da empresa, promovendo assim um melhor entendimento dos produtos e serviços da casa. Na hora de uma venda, informações precisas passam credibilidade e fazem a diferença.

Outra forma muito comum de motivar os funcionários é através da promoção do conhecimento. Você pode, por exemplo, estabelecer um calendário de treinamentos anuais em conjunto com a área de Produtos e Marketing. Par tal, uma boa dica é eleger especialistas do seu time em determinados assuntos de interesse da área comercial, como:

  • Técnicas de Atendimento
  • Métodos de Abordagem
  • Uso de CRM
  • Gerenciamento de um ERP

Ao adotar treinamentos para força de vendas você garantirá que todos os profissionais envolvidos se mantenham no mesmo nível de entendimento de produtos ou serviço, por exemplo. Desta maneira, com as informações distribuídas a todos os envolvidos, eventuais dúvidas de clientes e prospects, podem ser solucionadas com credibilidade e rapidamente. Isto mostra credibilidade e facilita (e muito) as vendas no dia a dia.

 

4. Mensurar a eficiência de sua força de vendas

Para mensurar os resultados da força de vendas é fundamental contar com a tecnologia ao seu lado. Trabalhe com softwares de automação que apresentem indicadores de desempenho, como o SOVIS/FV, e tenha uma importante ferramenta para atestar a qualidade do atendimento ao cliente, esforço dos profissionais envolvidos, movimentações financeiras diárias e muito mais. Além disso, o sistema é inteligente, fácil de utilizar e apresenta funcionalidades que permitem gerenciamento completo e em tempo real.

Como última dica do post de hoje, não poderíamos deixar de mencionar o acompanhamento dos números. É extremamente importante que você tenha em mãos um software de gerenciamento e automação dos processos para este fim e, também, para aumentar a eficiência das ações. Lembre-se: você como gestor, pode esperar que o funcionário se lembre de todas as tarefas diárias ou de informações dos clientes, reuniões, etc. Com um software de automação de força de vendas, este problema é facilmente resolvido.

Blog Sovis: 5 dicas para mobilizar a sua equipe de vendas e faturar mais

O gerenciamento da carteira de clientes deve ser considerado o maior patrimônio da sua empresa. Neste caso, o valor de investimento de um software de CRM poderá ser baixo, quando comparado com o valor do retorno que ele poderá trazer para a sua empresa.

 

SOVIS/FV – Software de automação de força de vendas

A Sovis é especializada em softwares de automação de processos. Um bom exemplo disso é o SOVIS/FV. Este software de força de vendas conta com indicadores que permitem mensurar, gerir e acompanhar a produtividade do time de vendas. O que permite ao gestor de vendas facilidade, apoio para mensurar os resultados do seu time e tempo para que ele possa ser capaz de traçar novas estratégias.

Quer saber mais? SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO AQUI!

 

Gostou do post? Deixe seu comentário logo abaixo e aproveite para seguir os perfis oficiais da Sovis nas redes sociais:

 

Facebook

LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *