O papel da mobilidade na automação do processo de vendas

Quem atua no ramo comercial sabe que esta atividade é cercada por muita pressão. Isto é provocado por metas difíceis de serem alcançadas e pela ameaça da concorrência ganhar espaço. Lidar com esses desafios e se consolidar no mercado dependem diretamente da capacidade de cada empresa em se transformar.

Para isso, é necessário adequar o processo de vendas ao longo do tempo, conforme às mudanças tecnológicas e do perfil dos clientes. E o vendedor externo que utiliza tecnologia mobile, sai na frente e garante resultados muito mais poderosos.

É essencial para o setor comercial adotar softwares para automatizar o processo de vendas. Pensando nisso, selecionamos dicas importantes para os gestores compreenderem esta relevância.

Automação do processo de vendas

A automação do processo de vendas vai muito além do uso de softwares e aplicativos específicos. Significa que é preciso à criação de um amplo sistema integrado de informações com muitos detalhes envolvidos. Softwares, vendedores, funcionários do estoque, fornecedores e outros stakeholders fazem parte.

Todos interconectados através de informações atualizadas em tempo real. Isso gera um maior volume de vendas, redução de custos e maior velocidade no acesso aos dados. Também proporciona muito mais rapidez na tomada de decisões.

No que o uso da mobilidade corporativa pode impactar no meu negócio?

É necessário extrair maior eficiência de sua equipe de vendas. É preciso que os colaboradores ultrapassem metas sem aumentar os custos, em momentos difíceis por exemplo. É como aquela frase: “Você quer vender lenço ou ficar chorando?”. Diante desses desafios, vale a pena refletir sobre algumas perguntas:

  • Como saber onde a equipe de vendas externa está, nesse exato momento, atendendo os clientes que deveriam atender?
  • Quando o vendedor visita um cliente, como ele saberá se este está negativado ou não?
  • É possível eliminar o custo de impressão dos catálogos de produtos que, em geral, nem são muito usados pelos representantes?

Após refletir sobre estes questionamentos, é possível entender com mais clareza o benefício de ter um processo de vendas automatizado.

Blog Sovis: Descubra 3 cuidados ao escolher o melhor equipamento mobile para o seu time comercial

Benefícios rápidos e diretos nas suas vendas

Existem no mercado softwares capazes de gerenciar todo o processo de vendas. São sistemas que auxiliam os vendedores em decisões importantes e no menor tempo possível. A SOVIS, por exemplo, é referência nacional em software mobile para vendedores externos. Criou uma tecnologia que gera pedidos a partir do smartphone ou tablet do vendedor e envia automaticamente para a empresa, dando início ao processo de faturamento e entrega. Tudo isso, sem a necessidade de manter funcionários internamente controlando os pedidos emitidos.

Veja quantas vantagens esta ferramenta de automação da força de vendas pode entregar às empresas:

  • Possibilidade de saber se a equipe de vendas externas está efetivamente visitando os seus clientes.
  • A equipe não precisa mais fazer digitação de pedidos, pois eles chegam automaticamente no software de gestão da empresa.
  • Não existe a necessidade mais de imprimir catálogos de produtos, porque todas a gama de produtos pode ser visualizado no smartphone ou tablet do vendedor externo.
  • Todos os dados atualizados da situação cadastral do cliente estarão na mão do vendedor, em tempo real, antes de concluir o negócio.
  • O vendedor externo pode saber, no momento da visita, se o cliente possui títulos a vencer ou vencidos, facilitando a cobrança e recebimento de valores em aberto.
  • Maior controle sobre as vendas fechadas: o sistema pode ser programado para conceder limite máximo de desconto, evitando vendas abaixo do preço de custo.
  • O software também pode ser ajustado para permitir uma venda em caráter de exceção a um cliente bloqueado, desde que ocorra a liberação do supervisor. Tudo feito remotamente, em poucos minutos e sem complicação.
  • Integração com o sistema de gestão empresarial (ERP) da empresa, seguindo as regras de negócio.
  • Redução nas taxas de inadimplência.
  • Compatibilidade com tablets e smartphones do mercado que possuem tecnologia Android ou iOS.

Papel do mercado mobile no aumento da força de vendas de sua equipe

A venda de porta em porta, com catálogo na mão e pedidos anotados em um pedaço de papel é coisa do passado. As novas abordagens de venda são mais dinâmicas, interativas e com informações simultâneas. São direcionadas a todos os interessados da empresa em tempo real. Isso gera menores distâncias percorridas pelos vendedores, custos mais baixos com a manutenção do time de vendas externo e aumento no volume de faturamento.

A automação do processo de vendas traz também maior motivação para a equipe. O dinamismo em transações, a harmonia no fluxo de informações e o aumento no volume de vendas, resultam no aumento das comissões.

É mais empoderamento para a equipe de vendedores, porque vão ter um maior volume de informações em mãos. Dessa forma, toda a equipe passa a ter mais autonomia nos processos de trabalho e subsídios para tomar decisões mais rápidas, seguindo interesses da empresa.

A tecnologia mobile, usada a favor do aumento das vendas, também colabora para fortalecer a credibilidade das empresas. Uma marca que tem em suas mãos tecnologia de ponta, transborda confiabilidade e segurança. Estes são valores que podem, de forma indireta, melhorar os resultados globais da organização. É mais um diferencial competitivo para as empresas e seus times de vendas externas.

Blog Sovis: como a automação mobile contribui para a produtividade a campo?

Tecnologia é investimento

Quando se fala de períodos de baixa nas vendas, a maior parte dos gestores corta recursos na área de tecnologia e marketing. O ideal é fazer justamente o contrário. As empresas vão conseguir manter o fôlego com por meio da racionalização nos processos de trabalho, advinda das facilidades de T.I. Além disso, a adoção de estratégias criativas em marketing digital contribui para os melhores resultados.

Independente do tempo que nos encontramos, este é o momento ideal para pensar na automação do processo de vendas.

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