O que é automação de força de vendas?

Automação de força de vendas

Se você ainda não sabe o que é automação de força de vendas, mas chegou até aqui, é porque está pensando como melhorar os processos no seu negócio.

Por isso, fica comigo até o final desse post que eu vou explicar e te mostrar como a automação da força de vendas é fundamental na sua empresa.

Se você tem uma indústria, atacado ou distribuidora, a automação da força de vendas tem que ser uma das suas prioridades.

De acordo com uma pesquisa que nós fizemos com nossos clientes, 99% deles consideram que ao automatizar a força de vendas, eles economizaram dinheiro, tempo e conseguiram aumentar as vendas.

E eu vou explicar como eles conseguiram fazer isso, mas antes nós precisamos deixar claro o conceito de força de vendas.

Em seguida, entenderemos a automação da força de vendas e como ela pode proporcionar resultados incríveis.

Esse assunto gera muita dúvida, pois as pessoas nos perguntam o que realmente é uma força de vendas e como ela se diferencia de uma equipe de vendas.

A maioria das pessoas pensa que uma força de vendas são as pessoas que vendem e tem contato direto com seus clientes, mas na verdade não é isso. 

Diferente de uma equipe de vendas que tem como foco principal atingir metas de vendas, os vendedores de uma força de vendas tem como objetivo atingir metas da empresa e também do cliente.

Uma força de vendas é uma equipe de profissionais de alta performance que utiliza todos os recursos possíveis para ter o máximo de resultado em cada oportunidade de venda.

Aqui no blog nós já escrevemos um artigo sobre força de vendas e é fundamental que você leia ele também para dominar o tema.

Sendo assim, vamos a parte prática.

O que é automação da força de vendas?

Automatizar a força de vendas é dar ao seu vendedor e ao seu representante o poder de tomar a melhor decisão no melhor momento, com objetivo de potencializar ao máximo cada venda, e assim, ajudar o seu negócio a crescer ao mesmo tempo que atinge metas e garante melhores comissões.

E você sabe o quão importante é para o seu negócio atingir as metas! Afinal, o setor comercial é o coração da empresa.

No caso das distribuidoras e atacados isso é ainda mais importante, porque o modelo de negócios é comprar o produto por um valor e vender por um valor maior.

A automação da força de vendas ajuda muito nesse processo.

Como que funciona a automação da força de vendas

Este é um processo muito simples, mas que muitos donos de empresas, gerentes comerciais e gerentes de TI não percebem, e por isso, acabam perdendo de ganhar muito dinheiro.

Imagina que uma distribuidora com um sistema de gestão interno, no qual 100 vendedores fazem todos os pedidos no bloco de pedidos e depois o encaminham por e-mail ou ainda, encaminham uma foto do pedido pelo WhatsApp.

Agora, quantas vezes já houveram pedidos faturados ou entregues errados para o cliente, devido a erros de digitação causados pelo registro manual no bloco de pedidos?

Não vamos nem falar no tempo de retrabalho que um pedido feito por foto no Whatsapp pode causar ao pessoal do financeiro.

É nessa hora que a automação da força de vendas faz uma verdadeira mágica.

A automação da força de vendas reúne todas as informações disponíveis de produtos, tabela de preço, fotos, detalhes do cliente, estoque, pendências financeiras e as concentra num aplicativo no celular ou tablet do vendedor, que é integrado com o sistema de gestão ERP da empresa.

Dessa forma, o vendedor pode acessar todos esses detalhes na hora da venda, ao vivo, em visita ao cliente. Já deu pra entender o quanto isso qualifica a venda, certo?

As mesmas informações podem ser acessadas pelo gerente de vendas, representante comercial, financeiro e até mesmo o RH.

Mais do que centralizar informações que melhoram as vendas, a automação da força de vendas representa uma grande evolução nos processos.

Abaixo, eu te ofereço 10 benefícios incontestáveis sobre isso.

10 benefícios que a automação da força de vendas traz para a sua empresa

Existem várias vantagens para você automatizar sua força de vendas. Para que você entenda detalhadamente e como cada uma delas implica no dia a dia da sua equipe, eu listei 10 benefícios práticos que impulsionam qualquer negócio. São eles:

1) Agilidade  

Com a integração do aplicativo com o ERP da sua empresa, a velocidade para faturamento, despacho e entrega do pedido é extremamente mais rápida. Isso porque ele ocorre de forma automatizada e sincronizada em todas as etapas, do vendedor até o financeiro, eliminando erros que podem ocorrer no processo.

2) Elimina o retrabalho

Com a automação da força de vendas, o retrabalho de ter que digitar os pedidos dentro do ERP depois que o vendedor manda é zerado.

Dessa forma, seus vendedores podem dedicar mais tempo ao que realmente importa: vender e aprimorar o relacionamento com cada cliente. 

Enquanto isso, seu financeiro pode investir tempo de qualidade nos dados e números de empresa, desempenhando papel que vai além do pagamento e cobrança.

A longo prazo, a automação da força de vendas colabora para que todos os setores da empresa sejam norteados por dados de vendas.

3) Histórico do cliente

Sabe o quão perigoso é depender somente da memória dos seus vendedores? Com tanta coisa em mente, é normal que muitas coisas passem despercebidas.

O problema é que muito dessas coisas poderiam ser utilizadas a favor das vendas.

Pensa comigo: com histórico do cliente na palma da mão (literalmente, por meio do app no celular), é possível personalizar completamente a venda.

Ao acessar quais produtos o cliente comprou seu vendedor pode:

  • Observar a quantidade comprada nas últimas vendas e trabalhar estratégias para aumentar o número de itens comprados pelo cliente.
  • Verificar quais produtos não estão presentes na última lista de compras e, entender junto ao cliente, por qual motivo ele está deixando de comprar.
  • Sugerir uma variação e um mix de produtos maior, com base nas vendas realizadas ao cliente e nas saídas registradas na loja dele.
  • Personalizar preço e descontos com base nas informações pré estabelecidas por você, estabelecendo quantidade mínima a fim de evitar surpresas.

Dessa forma, cada vez seus vendedores podem estreitar as relações com cada cliente, ao mesmo tempo que cada cliente passa a contar com a inteligência estratégia da sua empresa.

4) Positivação de clientes

Como está o relacionamento com os clientes?

Seu vendedor consegue saber há quantos dias o cliente está sem comprar?

Quais clientes têm ticket médio mais alto e quais precisam melhorar?

A automação de força de vendas auxilia em todo esse processo, melhorando totalmente o desempenho das vendas.

Aqui no blog nós já falamos sobre positivação de clientes e como ela pode transformar sua força de vendas.

Por meio dela é possível controlar as visitas do seu vendedor e também as vendas que ele realiza ou deixa de realizar.

No fim do mês, seu controle estará muito mais refinado e você saberá exatamente o que é preciso melhorar para aumentar os ganhos.

5) Geolocalização e mapa de visitas

Falando em monitoramento, a automação de vendas possibilita fazer o controle das visitas dos vendedores por meio da localização dos aparelhos.

Com o recurso de geolocalização você pode saber se o seu vendedor está realmente visitando clientes ou tirando os pedidos por telefone. 

Além disso, você vai poder criar roteiros de visitas e diminuir o custo de deslocamento com rotas mal planejadas.

6) Catálogo digital com fotos

Você vai ter um catálogo digital de produtos, com todas as fotos e descrições para auxiliar na venda.

As imagens tornam as vendas muito mais práticas, pois possibilitam ao cliente visualizar embalagens, formatos e checar aquele produto que ele tem guardado na memória visual, mas não lembra o nome com precisão.

Nós temos clientes que aumentaram as vendas em 15% só com essa funcionalidade.

O recurso auxilia o vendedor na hora de efetuar a venda e na satisfação do cliente, que compra produtos com precisão e não fica desamparado na hora da compra.

7) Controle de estoque

Falando em estoque, quantas vezes seu vendedor já realizou vendas e, somente depois, descobriu que não havia mais produto em estoque?

Pior do que parecer desorganizado diante do cliente é perder a venda por falta de acesso rápido a produtos similares.

A automação de vendas integrada ao ERP possibilita acessar o estoque dos produtos em tempo real. Dessa forma é possível saber exatamente quantos itens estão disponíveis na distribuidora e, em caso de falta, sugerir produtos semelhantes e não perder a venda.

8) Logística de entrega

Sabe aquela dor de cabeça de encaminhar um produto errado porque o vendedor encaminhou x produto, mas quem digitou no ERP entendeu que era produto y?

Ao eliminar os erros manuais de digitação na hora de repassar pedidos adiante, você vai diminuir o custo de logística com produtos mandado errados e com logística reversa.

9) Relacionamento

Muito se fala em relacionamento com o cliente, mas como melhorá-lo sem um controle efetivo de dados e informações que fazem toda a diferença e vão muito além da cordialidade?

A automação da força de vendas oferece informações importantes para que você se torne um parceiro de negócios, capaz de oferecer sugestões e soluções que melhoram as vendas do seu cliente.

Seja na sugestão de presentes, na negociação de prazos e preços. Com acesso rápido a dezenas de informações, seus vendedores terão mais autonomia e precisão na hora de negociar, de forma personalizada, com cada cliente.

10) Digitalização e acesso remoto

Por fim, a digitalização tem exigido que empresas tenham agilidade nas negociações e se mostrem capazes de acompanhar os novos formatos de venda.

A possibilidade de acessar todas as informações de um cliente num dispositivo remoto além de transformar a maneira com que seus vendedores fazem negócio, também muda a forma como os clientes enxergam sua empresa.


Existem dezenas de motivos para considerar a automação de vendas. Estes são apenas alguns.

Agora pensa comigo, imagina um vendedor com mais tempo para vender por que não precisa mais ficar digitando pedidos e com mais poder de decisão, sabendo quais são os produtos que cada cliente compra?

Fantástico, não é mesmo?

Provavelmente na sua empresa você deve ter mais de um vendedor, agora imagine todos os seus vendedores aproveitando todos esses benefícios.

Ter todas essas possibilidades em mãos, realmente pode fazer muita diferença no seu negócio.

Às vezes você não precisa de uma equipe de venda maior que a você já para vender mais, você precisa potencializar sua equipe para ela extrair o máximo de resultado de cada cliente.

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Conclusão

Eu te disse que até o final deste post você ia entender por que a automação de força vendas é tão importante: ela pode diminuir os custos, aumentar a produtividade da equipe e aumentar seu lucro.

Sendo assim, a atuação da força de vendas tem um papel fundamental dentro das distribuidoras, atacados e industrias, por que ela potencializa a equipe de vendas e dá mais rentabilidade na hora de fechar negócios.

Eu espero que esse conteúdo tenha sido útil para você!