Vendas! Veja como identificar equipes comerciais de alto desempenho.

Em um mercado cada vez mais competitivo não basta apenas ter um time de vendas mediano. É preciso investir em estratégias que impulsione resultados acima da média, que façam sua empresa faturar mais. O alto desempenho em vendas é um desafio de qualquer negócio inserido em uma economia moderna, dinâmica e que exige nada menos que o melhor. Neste cenário, seu time comercial deve ser formado por profissionais de vendas antenados com as tecnologias do século XXI.

Uma das chaves do sucesso de uma empresa é ter uma equipe de alto desempenho em vendas. Afinal, são esses os profissionais responsáveis em lidar diretamente com o cliente, cuidar do processo de compra e garantir que entre receitas no seu caixa. Mas como saber se o seu time de vendedores é realmente muito bom? No post de hoje vamos mostrar as características que os profissionais de alta performance têm em comum.

Alto desempenho em vendas: valores compartilhados

Não adianta ter os melhores músicos: uma banda só irá soar bem se todos estiverem no mesmo tom e ritmo. Com a sua equipe a ideia é a mesma, afinal, ela só vai ter um ótimo resultado quando está bem afinada. Todos os colaboradores do setor devem compartilhar valores e metas em comum para atingirem esses objetivos.

 

Canais de comunicação abertos

Para que um time se entenda, é fundamental que todos possam falar e serem ouvidos. O diálogo constante permite a troca de experiências, o compartilhamento de conhecimento e o alinhamento de objetivos. É claro que colegas de trabalho não precisam se comportar como amigos de infância, mas eles devem ter abertura para conversar de maneira franca e construtiva sempre que necessário.

Uma equipe de alto desempenho também deve se encontrar em reuniões periódicas e produtivas. Estes encontros devem focar assuntos específicos. Não podem durar tempo excessivo e devem servir para solucionar problemas e apontar novas diretrizes.

Autonomia

Os membros de uma equipe que tem muito resultado devem sempre pensar em conjunto. Por outro lado, devem ter autonomia suficiente para escolher as melhores práticas de trabalho. Também devem ter liberdade para conversar com seus líderes sem medo de represálias. O colaborador de vendas que sente a sua autonomia e individualidade respeitada, tem melhor autoestima e confiança. Desta maneira, desempenha suas atividades com mais foco e empenho.

 

Liderança ativa

Você pode até contar com os melhores profissionais de vendas em seu time comercial, mas nada disso terá resultado se não houver uma liderança forte. As pessoas que irão trabalhar com vendas internas e externas precisam de um(a) líder forte e 100% alinhado com as expectativas da equipe. Desta maneira é possível cobrar resultados de uma forma coerente. Neste cenário, um dos pontos mais importantes de uma liderança de vendas positiva é a capacidade de passar feedbacks sempre que bons resultados são alcançados.

Sim, os integrantes de um time devem ser autônomos, mas ele só irá ser 100% coeso e focado quando bem liderado. É fundamental que essa liderança seja um exemplo para todos. Deve ser respeitada e aberta para escutar o que os seus liderados têm a dizer.

O líder precisa dar feedbacks reconhecendo os pontos fortes e se atentando para os gargalos que podem ser melhorados na equipe de vendas. Por fim, é papel da liderança representar a sua equipe diante de outras instâncias de uma organização de maneira leal e justa.

 

Autoavaliação contínua

O feedback da liderança é importante, assim como os retornos dados por coordenadores e diretores da organização. Mas uma boa equipe de vendas deve ter seus próprios mecanismos de controle. Deve estabelecer metas e objetivos para monitorar se essas metas estão sendo alcançadas. Afinal, uma equipe de alto desempenho em vendas só pode ser assim chamada se ela consegue produzir resultados bem acima da média.

O desempenho dos seus vendedores pode ser o termômetro do desempenho da sua empresa. Por isso, é importante que esses profissionais recebam as condições necessárias para atingirem todo o seu potencial.

Softwares de vendas é com a Sovis!

Para que o time de vendas alcance os melhores resultados, é fundamental contar com as tecnologias certas. É neste ponto que a Sovis entra em ação e apresenta seus softwares de vendas internas e externas. O SOVIS/FV é o software de automação de força de vendas e é o carro-chefe da Sovis no mercado. É um grande sucesso há anos.

Já o SOVIS/VA é um software de automação de vendas internas que garante mais produtividade. Com este sistema em mãos, seu time comercial irá atender melhor os clientes e faturar mais.

Quer saber mais sobre os softwares de vendas da Sovis? SOLICITE DEMONSTRAÇÕES ABAIXO!

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