Em um mercado cada vez mais competitivo, todas as tecnologias disponíveis podem (e devem) ser utilizadas em prol do melhor desempenho de suas equipes técnicas em campo. Um bom exemplo disso é a geolocalização aplicada no dia a dia. Sabe do que se trata?
A geolocalização para equipes técnicas em campo é resultado de uma tecnologia que avançou muito ao longo da história, começando lá no início do século XX com o GPS exclusivo para uso militar. Com o passar dos anos esta tecnologia foi se popularizando até chegar aos nossos smartphones e tablets. Naturalmente, também é uma tecnologia que faz muita diferença na rotina de empresas que precisam de agilidade e precisão para visitar clientes ou realizar tarefas externas.
Por outro lado, a tecnologia de geolocalização deve ser aplicada de uma maneira inteligente e prática, com o auxílio de um software especializado. Quer saber como? Confira na sequência do post as vantagens de contar com a geolocalização para equipes técnicas na prática!
O que você vai encontrar nesse artigo:
Geolocalização: como o GPS funciona?
O segredo da geolocalização está nas conexões e triangulações que o GPS realiza sempre que um usuário envia uma solicitação, um sinal. Neste momento, um satélite identifica a posição exata do dispositivo e conecta-se simultaneamente a outros três pontos distintos. É neste ponto que ocorrem os cálculos de triangulação que identificam a latitude e longitude de alguém. Assim, é possível utilizar serviços de mapas, rotas em tempo real e social media com mais precisão e praticidade.
Equipes em campo: como a geolocalização aumenta a qualidade do atendimento?
No mundo corporativo, a geolocalização contribui diretamente para aumentar a produtividade das equipes técnicas em campo. Também favorece a fiscalização dos colaboradores envolvidos. É uma tecnologia que integra áreas internas e externas simultaneamente e que favorece uma organização institucional muito mais dinâmica e moderna. Das empresas de logística às que trabalham com prestação de serviços, as vantagens são inúmeras. Entre elas, podemos destacar:
Rastreamento de equipes de campo
Com o auxílio de um software especializado, é possível verificar a localização e a disponibilidade de um funcionário de campo em tempo real. Assim, gerentes podem planejar o agendamento de novas tarefas com mais eficiência e mais agilidade.
Estimativa de prazos de entrega mais precisas
Com o GPS integrado ao sistema de trânsito da cidade, uma empresa pode calcular o tempo de entrega de um produto ou o a chegada de um funcionário. Isso auxilia a empresa a evitar atrasos e, dessa forma, melhora a experiência do consumidor.
Produtividade aumentada
A geolocalização pode ser utilizada para aumentar a produtividade de funcionários ao permitir a antecipação de rotas com trânsito ruim. Ao auxiliar times de campo a chegarem no local de trabalho mais rapidamente, o GPS acaba se tornando uma ferramenta de produtividade.
Implementação do GPS na sua empresa
Em todos esses cenários, o serviço de geolocalização passa a ser útil graças ao sistema de gerenciamento de GPS. Ele deve ser capaz de se conectar a uma série de aparelhos. Assim, o gestor poderá ter acesso à localização dos seus times de campo em tempo real. Da mesma forma que a computação em nuvem, o GPS pode revolucionar os processos corporativos de uma empresa.
Geolocalização em um software especializado. Fale com a Sovis.
Para aproveitar ao máximo os benefícios da tecnologia de geolocalização, sua empresa precisa conhecer as funcionalidades de um software especializado, como o Sovis/OS. Através dele é possível acompanhar em tempo real todas as ações realizadas pela equipe em campo. Também é possível conferir a localização exata dos profissionais envolvidos e muito mais!
Veja em detalhes o que o SOVIS/OS pode garantir para sua empresa. Clique aqui!
Aproveite para também esclarecer suas dúvidas sobre outros softwares que a Sovis disponibiliza. Entre em contato por aqui e conheça também os perfis oficiais nas redes sociais: