Nem só de belas paisagens é feita a rotina dos profissionais que atuam com vendas na área rural. As longas distâncias percorridas, as peculiaridades de cada propriedade e as incertezas que rondam a atividade agropecuária estão entre as dificuldades para obter êxito a cada fechamento de mês.
O que você vai encontrar nesse artigo:
Você se identifica com esses obstáculos?
Os técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e outros profissionais que realizam vendas no campo se dedicam a oferecer o melhor atendimento aos produtores, disponibilizando condições e produtos que realmente farão toda diferença na colheita da próxima safra. Mas para que o melhor possa ser ofertado, nem tudo depende somente do esforço de quem está vendendo. Falta de internet, dificuldade de localização, não ter à disposição ferramentas que trabalham com variadas culturas, falta de controle do histórico de pedidos de cada cliente ou ainda das safras e a ausência de uma entrega que possam encantar o homem do campo, estão entre outros empecilhos que podem acabar prejudicando o andamento das vendas.
Pensando nisso, listamos algumas maneiras de solucionar os principais desafios que atrapalham a rotina dos profissionais que atuam na área rural.
Pedido offline
Nenhuma solução é realmente capaz de ajudar os vendedores no campo se ela não for habilitada para fazer pedidos offline. A falta de conexão é um problema em grande parte da área rural em todo o país, o que causa prejuízos não apenas nas vendas, mas para os agricultores que cada vez mais estão utilizando a tecnologia para melhorar o plantio.
Considerando essas dificuldades, o SOVIS/FV permite aos vendedores trabalhar online e offline, através do backup e sincronização.
Os pedidos realizados no campo são sincronizados sem nenhuma dificuldade e sem perda de informações quando houver acesso à internet. Tudo graças à capacidade do aplicativo preparado para essas situações.
Geolocalização
Você já reparou que, às vezes, as tarefas parecem bem organizadas na nossa cabeça, mas na prática elas não funcionam tão bem?
Isso é ainda mais comum quando falamos em deslocamento por estradas e rodovias desconhecidas, já que nem sempre a equipe de campo tem certeza sobre as melhores rotas de visitas aos produtores. O principal problema é que essas situações causam despesas extras para as empresas que gastam a mais com combustível.
Pensando nisso, a ferramenta de geolocalização permite criar um roteiro de visitas, reunindo os clientes e organizando as rotas conforme o desejado. Assim, a equipe que atua na zona rural já sai da empresa (distribuidores agro, empresas do agronegócio, revendas agrícolas, cooperativas, etc.) com a rota traçada e pode planejar a semana a partir de uma estratégia que otimiza a locomoção, economiza combustível e aumenta a produtividade.
Histórico de pedido
O histórico de pedidos é uma solução bastante estratégica para a equipe de campo porque ele permite:
- A partir dos insumos vendidos, ter conhecimento sobre as necessidades recorrentes de cada produtor ao longo dos anos;
- Ter acesso às quantidade negociadas em outras safras, facilitando novas negociações;
- Permitir identificar padrões de compra nas diferentes culturas.
Com essas informações em mãos, além de qualificar as vendas, quem atua com vendas na área rural se torna um parceiro estratégico que fornece dados valiosos para a tomada de decisões – o caminho para se destacar entre a concorrência!
Controle de vendas
Por fim, o controle de vendas é uma ferramenta estratégica para os gestores e administradores terem controle sobre todas as vendas realizadas. Isso serve para:
- Saber quais são os produtos mais vendidos;
- Analisar o desempenho da equipe de campo;
- Entender e melhorar o ritmo de vendas;
- Ter controle sobre o fluxo de caixa;
- Conhecer melhor o público e o mercado;
- Qualificar as vendas e futuras decisões da distribuidora agrícola, revendas e cooperativas agrícolas.
Contar com ferramentas que ajudam a solucionar os principais desafios de vendas na área rural simboliza metade do caminho. Sabe por quê? Porque os vendedores podem se concentrar 100% em solucionar as objeções em vendas sem se preocupar com dificuldades para emitir pedidos, para encontrar os clientes ou para ter subsídios que qualificam as vendas com informações importantes que precisam estar disponíveis nas negociações.
SOVIS/AGRO: o algo a mais que vai encantar o produtor rural
Você já viu como um bom aplicativo de força de vendas pode mudar a forma de atender quem atua no campo. Imagine então como seria enriquecer esse atendimento com uma assistência técnica mais detalhada e estratégica?!
O SOVIS/AGRO é a nossa resposta a uma demanda crescente dos produtores rurais por informações precisas e um planejamento bem elaborado. O aplicativo conta com uma metodologia de quatro etapas, da preparação do solo à colheita:
Preparando o terreno: Este é o momento em que é feita a organização e análise dos dados, cadastros (propriedade, produtor, safras e produtos) e mapeamento do mercado com o potencial dos clientes.
Planejamento das safras: Neste ponto é feita no campo, envolve planos de safra por produtor, planejamento e estratégia de mix, elaboração de metas e foco de vendas e planejamento de agendas;
Entrando na fazenda: Nesta etapa ocorrem as visitas técnicas e atividades de campo, desenvolvimento de planos de safra, registro de ocorrências e atendimento; apontamento das fases fenológicas (fases da planta), pedidos de vendas, recomendações de insumos, geoanálise e relatórios de visitas.
Entregando resultado: É hora do fechamento da safra, revisão dos planos, análise das margens de rentabilidade e produtividade e consolidação do ciclo da colheita.
Diversidade de culturas
Outra solução para quem está todos os dias no campo conversando com diferentes produtores é ter a possibilidade de acessar um sistema que aceita e trabalha com diversidade de culturas.
A personalização é fundamental para as revendas, os distribuidores e as cooperativas pois possibilita integrar o sistema à rotina sem precisar estabelecer uma nova lógica de processos somente para se adequar ao funcionamento do sistema. Além disso, a gestão de várias culturas permite agilizar o atendimento e dá mais segurança para o vendedor enquanto ele trabalha com diferentes produtores.
Resultados
A maior entrega dos distribuidores agro aos produtores resulta no corte de desperdícios que ocorrem por causa da desatualização e da falta de integração com suas equipes, além de, ao mesmo tempo, aumentar o market share (participação no mercado) e customer share (conquista do cliente através do relacionamento).
Essa metodologia aliada ao sistema agro oportuniza que os distribuidores passem de um modelo de venda de transação para uma venda assistida, com foco total na retenção do cliente. Isso é possível por vários fatores: a comunicação personalizada, a oferta customizada, a obtenção de clientes lucrativos, o maior portfólio de acesso, a preocupação com confiança, credibilidade, satisfação e segurança dos clientes, a venda para compradores identificados e a orientação para longo prazo.
A intenção é que, através dessa plataforma, as agro-revendas possam transformar cada um dos seus clientes, os empresários rurais, em um mercado.
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