Negócios de sucesso (6/7): A tecnologia é o principal braço de apoio para sua empresa

Homem trabalhando no computador

É inegável a importância da tecnologia dos dias de hoje. 

Basta observar brevemente ao seu redor para notar como tudo e todos estão conectados. 

Ela veio para ajudar o homem moderno a suprir suas necessidades por comunicação, transporte, alimentação, relacionamentos e compras que agora podem ser realizados de maneira cada vez mais rápida. 

Hoje somos praticamente dependentes da tecnologia. 

Mas há não muito tempo era comum ir à banca de jornal para comprar um exemplar e ficar por dentro das notícias. 

Hoje, basta um computador, celular ou tablet com acesso à internet para ter tudo na palma da mão, com alguns cliques. 

O mesmo ocorre com as compras: cada vez menos pessoas sentem a necessidade de ir até a loja para adquirir um produto, optando pela internet como um facilitador. 

Assim, não podemos deixar de observar o impacto dessa mudança de comportamento para o âmbito empresarial. 

Desde a chamada Revolução Tecnológica os negócios mudaram completamente, ganhando em rapidez, desempenho e diminuição de custos. Investir na tecnologia é fundamental para um ambiente de alta performance e deve ser um elemento importante para toda e qualquer empresa que preze por sua competitividade. 

Investir em tecnologia é vital para sua empresa 

Uma pesquisa realizada pela INSEAD (Instituto Europeu de Administração de Empresas) mostra que empresas que investem fortemente em tecnologia são capazes de dobrar a sua competitividade, indo de 35% para 74%. 

O Brasil ainda enfrenta um processo gradual de implementação tecnológica, mas seus benefícios já podem ser percebidos através daqueles que se tornaram pioneiras nessa implementação. 

Grandes empresas, no Brasil e no mundo, têm comprovado através de seus números os benefícios desse investimento. 

Um grande exemplo é a Magazine Luiza

A loja que começou pequena e especializada na venda de móveis e eletrodomésticos investiu pesado em novas tecnologias e hoje é uma das maiores do país no ramo. 

A Nubank é outro grande exemplo. 

A fintech chegou com a proposta de revolucionar a relação das pessoas com o dinheiro, desburocratizando processos e humanizando o atendimento. 

Nela, tudo é feito de maneira digital, sem agências e sem papelada. Atualmente a empresa conta com mais de 6 milhões de clientes em sua carteira. 

Como exemplos estrangeiros podemos citar o Airbnb, empresa que usa da tecnologia para unir hóspedes e anfitriões em todo o mundo, e a Tesla, na vanguarda tecnológica e referência em pesquisas que utilizam a tecnologia para facilitar cada vez mais a vida humana. 

Assim, saiba que a tecnologia pode ser inserida nos mais diversos setores e elementos da sua empresa. Vamos falar mais sobre isso a seguir. 

O uso de ferramentas tecnológicas em lojas virtuais

JIVO CHAT 

Através de um aplicativo que se integra a sua loja virtual, o JivoChat possibilita o atendimento de forma mais rápida e interativa. Assim que o visitante acessar a sua loja uma caixa de diálogo será aberta, podendo o usuário responder ou minimizar a tela. 

O grande diferencial está no atendimento humanizado, já que as perguntas são respondidas por pessoas da sua equipe, e não por bots. Quando se trata de e-commerce isso faz toda a diferença nas vendas. 

Outra grande vantagem está na integralização de todos os canais de venda, como com o Facebook, por exemplo. O aplicativo centraliza todas as conversas, tornando o atendimento mais rápido e eficiente. 

O JivoChat é gratuito, porém, se quiser ter acesso a funcionalidades extras, pode optar pela versão paga, a partir de R$39,90.

INSTAPAGE

O Instapage é uma ferramenta para a criação de landing pages, item fundamental para a conversão em e-commerces. 

Qualquer pessoa pode fazê-lo sem complicação, visto que a aplicação dispensa conhecimentos de programação. 

Para tornar o processo ainda mais simples, o Instapage dispõe de diversos modelos para diferentes finalidades, como: lista de e-mail, agradecimento, página de contato ou newsletter. 

Em caso de dúvida sobre qual optar é possível fazer testes A/B pela plataforma e descobrir aquele que traz melhores resultados junto aos seus clientes. 

Não deixe que seu cliente descubra sozinho a resposta para seus problemas, mostre-os. 

Além de otimizar seu tempo, apostar nessa ferramenta te ajudará a vender mais, criar promoções, analisar resultados e manter sua página limpa e organizada. 

O Instapage é pago, mas oferece um teste gratuito nos 14 primeiros dias. 

Após este período você pode optar pelos planos existentes, à partir de U$99 ao ano. 

Venda externa

SOVIS/FV

O SOVIS/FV é um programa pensado nos mínimos detalhes para suprir as demandas de empresas de vendas internas e, principalmente, externas. 

Através da integração com diversos ERPs, inclusive em nuvem, ele possibilita a localização dos vendedores externos em tempo real, além do controle eficiente de estoques e orçamentos. 

Outra grande vantagem é a diminuição do retrabalho já que o sistema é suficiente para controlar todo o processo de vendas e metas, sem a necessidade de quaisquer planilhas adicionais. 

Além de ser customizável para atender as necessidades de diferentes tipos de empresa ele também atende equipes de 3 a 100 vendedores com a mesma eficácia. 

Caso as vendas sejam realizadas em local sem acesso a internet, todas as informações podem ser sincronizadas depois, sem a necessidade de nova digitação. 

Ademais, todas as informações de descontos e regras de negociação, bem como informações do cliente, ficam disponíveis online, evitando o desencontro de informações. 

O valor é variável, já que o sistema pode ser personalizado e utilizado por equipes de tamanhos diferentes. 

Venda interna

RD STATION CRM

Para gerenciar a sua equipe de vendas é fundamental investir em uma ferramenta de controle. 

O RD Station CRM é um aplicativo de CRM (gerenciamento de relacionamento com o cliente) voltado às pequenas e médias empresas, com foco no aumento das taxas de conversão em vendas. 

Através da visualização clara da etapa do funil em que o cliente se encontra o processo de conversão torna-se muito mais eficaz e objetivo. Ele ainda permite o gerenciamento de equipes e planejamento, envio de e-mails e de propostas, além do registro de todas as interações com o cliente. 

Você pode adquirir o Plano Free ou o Basic, que custa R$39,90 ao mês, por usuário.

Call center

BOTSIFY

Uma das melhores formas de otimizar o atendimento em call-centers é otimizar as respostas e os chatbots são as apostas ideais para isso. 

Ao dispor de um um chat alimentado por Inteligência Artificial você permite que muitas dúvidas sejam solucionadas sem a necessidade da interação humana. 

Mas caso o bot não consiga resolver a questão sozinho você pode transferir a conversa para um atendente imediatamente. 

Isso possibilita não somente a redução de custos operacionais e de treinamento, como também o aumento do nível de satisfação, graças ao menor tempo de solução para as demandas apresentadas. 

No site você tem acesso aos planos, que partem de $50 ao mês. 

REVEALYTICS

Se os KPIs são indispensáveis à empresas de qualquer setor, no call-center a importância é ainda maior. 

Afinal, o número de atendimentos e colaboradores é enorme, logo, é preciso uma maneira eficiente de gerenciamento. 

O Revealytics possibilita criar e controlar KPIs voltados às necessidades de cada negócio, podendo controlar métricas de diferentes setores da empresa como vendas, marketing ou atendimento. 

O preço varia de acordo com o faturamento da empresa, podendo até mesmo ser gratuito em alguns casos. 

Marketing digital

CANVA

Boas imagens são fundamentais para dar o impacto desejado às suas ações de marketing. 

O Canva é uma ferramenta online para a criação de artes para redes sociais, banners, panfletos, calendários, e-mails, relatórios e muito mais. 

Para quem não possui conhecimentos em editores de imagens ou ainda não pode remunerar um profissional essa é uma boa opção. 

Na versão gratuita você já conta com uma ampla gama de opções para editar seu design. 

Mas se quiser criar logos e imagens sem fundo (png), por exemplo, precisará optar pela versão PRO que custa $12,95 por mês. 

A versão PRO também libera outras funcionalidades como trabalho em equipe, aplicação de dimensões personalizadas, paleta de cores da marca e GIFs. 

RD STATION MARKETING

Se você trabalha com marketing digital não pode deixar de conhecer essa ferramenta de automação. 

Ela reúne em os principais recursos para uma estratégia de marketing eficaz. 

Na prática isso significa que você poderá atrair, converter e se relacionar, em um único lugar. E como marketing sem análise é dinheiro desperdiçado, todo o acompanhamento das estratégias também é feito pelo aplicativo. 

O sistema ainda possibilita a integração com diversas outras ferramentas de finanças, e-commerce e outros. 

Grandes empresas como Gerdau, Ifood e Sebrae estão na lista de clientes da empresa. 

O plano básico parte de R$369 ao mês, enquanto o PRO custa R$769. 

Para as empresas com maior demanda o plano enterprise pode ser interessante, custando R$1989 ao mês.

Customer Success

HUBSPOT CRM

O CRM da Hubspot oferece tudo o que você e sua empresa precisam para uma tomada de decisão assertiva. 

Quando se trata de customer success, muito mais do que solucionar problemas é fundamental antecipar demandas, prezando sempre pela melhor experiência possível para o consumidor. 

Através desta ferramenta você pode gerenciar contatos e acompanhar suas atividades, gerenciar empresas, tarefas e atividades. Além disso, há suporte para vários usuários, que são ilimitados. 

Por incrível que pareça essa ferramenta é gratuita, sem período de teste. Somente se optar pelas versões de marketing e vendas, os valores podem ser alterados. 

E-mail marketing

E-GOI

O E-goi é uma ferramenta completa de automação em marketing, mas seu grande destaque fica para os e-mails. 

Com um grande acervo de templates profissionais basta personalizá-lo de acordo com o seu objetivo. Nele é possível gerenciar listas de contato e fazer os famosos testes A/B. 

Além disso você ainda pode enviar SMS marketing, notificações push, criar formulários e integrar redes sociais. 

A plataforma também é toda em português, o que facilita o uso. 

Vale a pena ressaltar que o plano gratuito do E-goi permite até 5.001 contatos, algo difícil de encontrar nas outras opções do mercado. Para quem precisa de um plano mais robusto, as alternativas partem de R$63,75 ao mês. 

MAILCHIMP

Outra ferramenta de grande destaque para fins de e-mail marketing é o Mailchimp e apesar de ser todo em inglês, a navegação é bastante simples e intuitiva. 

Para enviar seu primeiro e-mail basta criar uma conta, preencher alguns dados quanto ao uso e ao tipo de empresa, criar uma ou mais listas de contatos, e pronto! 

O acervo de templates também é bem grande, mas a facilidade de customização é ainda maior, podendo criar um e-mail completamente do zero em poucos minutos. 

Se você não domina HTML, pode ficar tranquilo, já que o programa conta com a tecnologia “arrasta e solta” para a construção dos e-mails.

Para listas de até 2 mil contatos o site é gratuito, o que pode ser bastante útil para pequenas empresas. Já aos que precisam de mais funcionalidades e possuem uma lista maior, os planos pagos partem de US$ 9,99 ao mês, podendo chegar a U$ 299. 

LEADLOVERS

Para finalizar não poderíamos deixar de citar uma empresa brasileira nessa lista. 

A Leadlovers é uma ferramenta de automação em marketing digital. 

Apesar de ser um “tudo em um”, seu grande destaque vai para o e-mail marketing que permite criar uma sequência e programá-la, guiando o usuário através da jornada do cliente.

Nele também é possível criar landing pages, gerir leads, encurtar urls e, ainda, utilizar o Facebook Messenger na sua estratégia. 

Para quem tem interesse em adquirir, os planos partem de R$ 154 ao mês. 

Agora não tem mais desculpa para não usufruir de vez dos benefícios da tecnologia para o seu negócio. 

Mas lembre-se que não adianta nada dispor de toda sorte de ferramentas e programas possíveis se você não possui uma equipe de profissionais integrada, motivada e produtiva. 

Afinal, as pessoas são o maior patrimônio da sua empresa

E por aí, quais as ferramentas que você utiliza e indica?

Conta pra gente nos comentários!

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