Controle de estoque: como gerenciar em prol da equipe técnica em campo

O controle de estoque é essencial para que uma empresa preste um serviço de qualidade, não tenha recursos paralisados por excesso de materiais e, assim, possa ser competitiva no mercado e ter a saúde financeira em dia. É uma questão fundamental em um mercado cada vez concorrido, com empresas disputando mercado e sempre buscando alternativas para economizar mais e garantir melhores preços e condições para seus clientes. O controle de estoque tem tudo a ver com isso.

Para que o controle de estoques seja eficaz, é importante saber exatamente o que utiliza a equipe técnica em campo.  Por exemplo, qual quantidade de ferramentas e materiais em geral que serão utilizados em um determinado atendimento? Como é feita a administração e distribuição destes itens quando diversas equipes estão envolvidas? Veja, a seguir, como um controle de estoque ineficiente pode prejudicar uma empresa e como resolver esse problema.

 

Como evitar gastos através do controle de estoque?

Um dos primeiros passos para evitar gastos através do controle de estoque é planejar! Sim, o planejamento deve ser uma prioridade para empresas que desejam crescer e lucrar mais. Uma boa alternativa para isso é colocar em prática um eficaz Planejamento e o Controle da Produção (PCP). Com um plano bem estruturado, profissional e claro, a tendência é que sua empresa promova um controle de estoque que renda bons frutos.

Blog Sovis: quer otimizar a gestão de estoque? Confira 4 dicas!

É uma questão de lógica no controle de estoque: a empresa que não monitora a entrada e a saída de equipamentos e de materiais, principalmente, da equipe técnica em campo, corre o risco de ter custos desnecessários ao adquirir suprimentos além da quantidade previamente especificada para a execução de uma tarefa.

Imagine só: um estoque com centenas / milhares de ferramentas, materiais e demais itens, e nenhum controle profissional de entradas e saídas destes ativos? Pense também que cada item ali à disposição é um investimento da empresa e garante a qualidade dos serviços prestados pela equipe em campo.

Em um cenário ainda mais catastrófico, já pensou como seria a reação de um cliente a ter um atendimento negado por falta de material? Ou ao chegar no local, a equipe não encontra as ferramentas necessárias por pura falta de controle de estoque?

 

Por que fazer o controle de estoque?

O controle de estoque serve para dar suporte à produção. Desta maneira é possível assegurar que a equipe técnica em campo tenha a quantidade exata de equipamentos e materiais. Também garante que tudo esteja à disposição no tempo e no local certos para a realização de uma determinada tarefa.

Blog Sovis: 5 maiores erros na gestão de estoque.

Além disso, o controle de estoque está ligado aos setores de compras, de vendas e de contabilidade de uma empresa. Quando a de estoque é feita de um modo eficaz, a empresa não compromete o capital de giro e, assim, cria melhores condições para se desenvolver.

faixona Controle de estoque: como gerenciar em prol da equipe técnica em campo

 

Como gerenciar o trabalho da equipe técnica em campo?

Quando os colaboradores de uma empresa precisam se deslocar para executar um serviço, é necessário fazer um checklist de tudo o que será preciso para realizar a tarefa. Se o trabalho é longe da sede da empresa, então, esse cuidado deve ser redobrado. Afinal, os custos para levar um material esquecido podem ser altos.

Por isso, é importante que a empresa possua processos documentados, que contenham as listas de materiais necessários para uma determinada tarefa.  É bem verdade que, após criados os processos, é preciso garantir que a realização do checklist seja ágil. Nesse sentido, o controle de estoque por meio de softwares é fundamental para otimizar o trabalho da equipe técnica em campo, bem como assegurar a qualidade do serviço.

Com uma gestão de estoques automatizada, a empresa otimiza os recursos e previne perdas de equipamentos e de materiais. É exatamente neste ponto que a emissão de uma ordem de serviços profissional e objetiva, é tão importante.  Com a Sovis você conta com uma empresa inteligente e que oferece uma solução incrível. O SOVIS/OS é um software que permite a emissão digital, acompanhamento online, elimina o uso de papel e muitos outros benefícios.

Confira aqui o SOVIS/OS!

Se cada profissional ou cada equipe tiverem “o próprio almoxarifado”, fica mais fácil evitar que algum material se perca ou que um equipamento de terceiro seja misturado ao estoque da empresa. Quando o próprio técnico faz a gestão de estoque que está com ele, com a ajuda de um software, por exemplo, as chances de a empresa ter um monitoramento mais efetivo sobre os materiais aumentam. Dessa forma, a organização ganha em produtividade e em eficiência.

faixona Controle de estoque: como gerenciar em prol da equipe técnica em campo

 

Com a Sovis você pode contar!

A Sovis é uma empresa simples e inteligente. Sabe o que isso quer dizer? Significa que você terá uma parceira que entende de softwares de automação, como o SOVIS/OS, para multiplicar os resultados da sua empresa. Aqui seu projeto é tratado de maneira personalizada e as soluções propostas vão direto ao ponto do que você precisa.

Entre em contato com um consultor da Sovis e comece hoje a automatizar a rotina da sua empresa. Clique aqui.

Aproveite e siga a Sovis nas redes sociais:

Facebook

LinkedIn

Deixe um comentário