Como a tecnologia no campo auxilia no desenvolvimento da agricultura

Há mais de 200 anos, muito antes da revolução tecnológica que vivemos hoje, ocorreu outra revolução: a industrial. Naquela ocasião, grande parte de população de países europeus que vivia nos campos migrou para os centros urbanos, causando dois problemas: a falta da mão de obra para a agricultura e o aumento da demanda por alimentos. Com a necessidade de uma maior produção e com poucas pessoas para produzir, foi necessário um rápido desenvolvimento da tecnologia no campo e a evolução da maquinaria nesta área.

Hoje, ainda temos um problema parecido a resolver. O aumento da demanda por alimentos e a diminuição da mão de obra no campo continuam em progresso, requerendo uma maior mecanização e um melhor emprego dos recursos agrícolas, tais como da área plantada e de adubos e defensivos.

 

Tecnologia no campo: expansão agrícola e necessidade de maquinaria de ponta

Um ponto importante a destacar é o fato que a expansão agrícola no Brasil se deu em regiões menos habitadas, como a Centro-Oeste, a Norte e a Nordeste, com consequente necessidade de mecanização, já que a oferta de mão de obra é menor nessas regiões.

Dos antigos arados da época da revolução industrial até as mais modernas semeadeiras e colheitadeiras — que chegam a custar milhões de reais — houve um salto gigantesco.

Blog Sovis: como a tecnologia no campo evoluiu até os dias de hoje?

Nota-se uma tendência de equipamentos cada vez maiores e com mais tecnologia embarcada. Isso tem uma razão: garantir maior agilidade e melhor cobertura de área. Isso permite uma segunda safra dentro do ano e elimina o número de tratores e colheitadeiras. Desta maneira é possível viabilizar a maximização do lucro por meio da agricultura de precisão.

Também vale a pena ressaltar que a evolução da tecnologia no campo é totalmente conectada às necessidades do consumo. Quanto mais pessoas consumindo, mais é a necessidade de equipamentos e sistemas modernos que consigam suprir tal demanda.

 

Desenvolvimento da agricultura de precisão

A agricultura de precisão requer tecnologia e maquinaria que trabalhem em conjunto. A primeira atua fortemente no recolhimento e na análise de dados estatísticos e previsões. A segunda permite sua calibragem, para que seja utilizado somente o necessário, sem desperdícios. Um dos segredos da evolução da tecnologia no campo é justamente esta harmonia.

Além disso, permite regular as quantidades corretas para aplicação de defensivos e adubos em função das condições do solo. Este ponto é importante para chegar ao resultado de safra necessário e permitir o máximo de lucro possível.

 

Era da Informação chegando à agricultura

iStock_farmer-and-laptop_0-1024x341 Como a tecnologia no campo auxilia no desenvolvimento da agricultura

O avanço da tecnologia da informação e das telecomunicações também começa a ter um impacto relevante na produção agrícola.

Muitos sistemas interligados via rede e acessados por meio de dispositivos móveis permitem, dentre outras coisas, rastrear um alimento desde a sua produção até o ponto de venda demonstrando seus níveis de agrotóxicos, mapas meteorológicos em tempo real, previsões mais precisas de chuva e seca, configuração de alertas climáticos e acompanhamento de produção agrícola em todos os seus aspectos.

 

Demanda por alimentos mais saudáveis e em maior quantidade

Uma área da agricultura que tem bastante margem de crescimento, quando pensamos em tecnologia no campo, é a agricultura orgânica. O motivo é que a maioria do maquinário que existe hoje é voltado para a agricultura em grande escala. É baseado na monocultura.

Blog Sovis: importância da implementação de tecnologias no processo produtivo

A agricultura orgânica requer desenvolvimento de equipamentos que permitem o cultivo simultâneo de várias culturas na mesma área e que aumentam sua produtividade, mantendo ou melhorando sua qualidade.

 

Tecnologia no campo faz parte da história da Sovis

A Sovis tem orgulho de ser uma empresa 100% e isso passa pelo desenvolvimento de softwares alinhados ao avanço da tecnologia no campo. Hoje, a Sovis trabalha com software de automação de força de vendas, de ordem de serviço, venda assistida e também de iluminação pública.

Quer saber mais? Acompanhe a Sovis nas redes sociais:

Facebook

LinkedIn

Deixe um comentário